Após três lideranças diferentes ao longo dos 219 quilômetros de especial, Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk venceram o segundo dia de disputas do Dakar, de Córdoba a La Rioja, na Argentina.

continua após a publicidade

A dupla da equipe Volkswagen concluiu o percurso em 4h01min55 e só tomou a frente da prova após a penúltima parcial, no quilômetro 223, após ter largado na quarta colocação.

Com o resultado, Nasser assume a primeira colocação da classificação geral da prova, com a diferença de 1min19 para o segundo colocado. A escuderia alemã conseguiu colocar quatro, dos cinco veículos do time nas primeiras colocações.

A segunda posição do dia ficou com Guerlain Chicherit/Maria Cristina Thoerner da BMW, que passou a dupla brasileira no quilômetro 181 e logo perdeu a posição para Nasser. O tempo de Chicherit foi 4h03min03.

continua após a publicidade

Os brasileiros Maurício Neves/Clécio Maestrelli ficaram a 53 segundos do vice, com 4h03min56. A recuperação da dupla foi impressionante, após largar na décima colocação, conseguiu liderar a prova em três parciais (quilômetros 50, 90 e 136), mas foi ultrapassado por Guerlain Chicherit.

A quarta posição, uma das mais disputadas da prova, ficou com Carlos Sainz/Lucas Cruz, também da escuderia alemã. Sainz largou na segunda colocação e disputou posições com Stéphane Peterhansel (sexto colocado), Nasser Al-Attiyah, Mark Miller (quinto colocado) e também Guerlain Chicherit.

continua após a publicidade

Motociclista espanhol cai de 3.º para 14.º

O piloto espanhol Marc Coma recebeu ontem uma penalização de 22 minutos na segunda etapa do Rally Dakar 2010 e caiu do terceiro para o 14.º lugar na classificação geral entre as motos.

Coma, atual campeão da prova, está agora a 22 minutos e 37 segundos do líder, o francês David Casteu. O melhor brasileiro na disputa é Tiago Fantozzi, que chegou em 23.º na etapa deste ontem e ocupa a mesma colocação no geral.

Francês surpreende na categoria motos

Os olhos estavam todos voltados para David Casteu, Cyril Despres e Marc Coma, três primeiros colocados de sábado. No entanto, quem surpreendeu na segunda especial do Rally Dakar 2010 foi o francês David Frétigné, que venceu a prova de ontem na categoria motos.

O piloto assumiu a frente no km 181 da prova, de um total de 294, e não perdeu mais a liderança. Frétigné completou o percurso em 3h59min20, 43 segundos a frente de Casteu (4h03min), primeiro na prova de ontem, e 1min08 a frente do Marc Coma (04h00min28). Despres não foi tão bem.

Logo na primeira parcial, o segundo colocado de ontem se distanciou dos líderes, acabando na 4.ª colocação, com um tempo bem abaixo dos três primeiros (4h02min10s).

Um dos momentos mais incríveis da prova aconteceu no km 223. Neste ponto, Casteu e Coma marcaram exatamente o mesmo tempo: 2h55min35. No entanto, as últimas parciais acabaram definindo segundo e terceiro colocados.

Brasileiros em destaque – Os brasileiros novamente foram bem nos motos. Tiago Fantozzi foi, pela segunda especial consecutiva, o grande nome do país na competição. Depois de largar na 36.ª posição, o piloto ganhou 12 colocações, terminando em 24.º, com 4h18min40 (19min20 atrás do líder).

Já Rodolpho Mattheis, que teve problemas na moto na primeira especial, fez um prova de recuperação também melhorou sua colocação, fechando em 50.º, com 4h37min47 (38min27 atrás do líder). Carlos Ambrósio foi o único que perdeu posições, completando a disputa em 4h41min41, no 62.º lugar (42min21 atrás do líder).