Grandão comemora vitória na sexta
etapa da volta BR de Santa Catarina.

Mudou tudo na XVI Volta Ciclística BR Internacional de Santa Catarina. A sexta etapa da competição, disputada entre Balneário Camboriú e Pomerode, foi a mais acidentada do evento. Isso resultou em alterações na classificação geral. O líder Renato Seabra, da Caloi, por exemplo, furou o pneu a 3 km da chegada. Ao parar, foi atropelado por outro participante, chegando 50 segundos atrás do vencedor, o paulista Róbson Dias, o “Grandão”, da Memorial.

Pomerode (SC) – Com o resultado, o cearense Antônio Nascimento, o Tonho, da Guaru/Audifar, assumiu a liderança. Ele também está comanda a meta volante e o prêmio de montanha. A prova contra-relógio, marcada para hoje, é considerada decisiva para a definição do campeão da volta.

A equipe Memorial/Santos comemorou muito a vitória de “Grandão”, o atleta mais jovem da equipe, de apenas 18 anos. “Foi a vitória mais importante de minha vida”, disse o atleta nascido em Registro (SP), que já havia conseguido um terceiro lugar. “Estou muito feliz, principalmente por estar disputando a minha primeira volta e já ter subido ao pódio duas vezes.”

“Grandão” chegou à Memorial em 1.º de maio de 2001. Especialista em pista, ele garantiu a vitória no sprint, completando os 115,2 km do percurso, em 2h46m23. Marcelo Moser, o Pingüim, do Avaí, ficou em segundo lugar, seguido de Valcemar Justino da Silva, da Pedal Bike Shop.

Domínio total

A sensação da volta foi o 4.º da etapa, assumiu a liderança. Nem ele esperava por isso. “Foi uma surpresa muito grande. Vi que o Renato furou o pneu, mas não imaginava que tivesse perdido tanto tempo”, comentou o ciclista cearense de 25 anos. “Fico triste pelo acidente do Renato, mas isso infelizmente acontece.”

Contra-relógio terá 26 km

A sétima etapa da Volta Ciclística BR é uma das mais esperadas. Do tipo contra-relógio, a prova será disputada na Rodovia SC 416, no trecho que liga Pomerode a Timbó, num percurso de 26 quilômetros (13 de ida e 13 de volta). Entre as 10 e 13 horas, a rodovia estará interditada para os caminhões. Os ciclistas vão largar de minuto a minuto, na ordem inversa da classificação geral.

Equilíbrio

A etapa de ontem modificou completamente a classificação geral. Seabra tinha uma liderança folgada desde o início da Volta. Passou para segundo, três segundos atrás de Nascimento, e apenas seis segundos à frente de Márcio May, considerado o melhor brasileiro na prova de hoje. A diferença do 1.º para o 7.º, Evandro Portella, passou a ser de 40 segundos. Todos estão na briga pelo título.

continua após a publicidade

continua após a publicidade