O Napoli conseguiu, nesta quinta-feira, uma vitória nos tribunais e reassumiu o segundo lugar do Campeonato Italiano. No julgamento do recurso feito pelo clube, no Tribunal de Justiça da Federação Italiana de Futebol (FIGC), os dois pontos inicialmente retirados por causa da participação de jogadores em um caso de manipulação de resultado em 2010 foram recuperados. Assim, o time napolitano sobe para 42 – mesma pontuação da Lazio, mas com melhor saldo de gols – e fica a apenas três da líder e atual campeã Juventus.
Além dos pontos devolvidos, o Napoli pôde comemorar a anulação dos seis meses de suspensão dos zagueiros Paolo Cannavaro, irmão mais novo do ex-defensor Fabio Cannavaro, Gianluca Grava, que haviam sido punidos por não delatar o na época goleiro reserva Matteo Gianello sobre a armação de uma derrota do clube napolitano para a Sampdoria, que lutava por uma vaga na Liga dos Campeões da Europa. No jogo, válido pela última rodada da temporada 2009/2010, o time de Gênova venceu por 1 a 0 e se classificou à competição europeia.
O próprio Gianello, que deixou o Napoli ao final daquela temporada, teve o que festejar nesta quinta. Sua pena inicial de três anos e três meses de suspensão foi reduzida pelo tribunal para 1 ano e nove meses. Por fim, a multa que o clube recebeu de 70 mil euros (quase R$ 200 mil) foi diminuída para 50 mil euros (pouco mais de R$ 135 mil).
Neste final de semana, agora mais motivado na luta pelo título italiano que não conquista desde a temporada 1989/1990 – época em que o meia argentino Diego Maradona era o craque do time -, o Napoli entra em campo pela 21.ª rodada contra a Fiorentina, em Florença. A Juventus joga em casa contra a Udinese e a Lazio atua como visitante contra o Palermo.