Marienfeld – A seleção portuguesa não pretende cometer o mesmo erro da brasileira: conceder espaço para a genialidade de Zinedine Zidane. O craque francês sofrerá uma marcação por setor, que terá a responsabilidade de Maniche e Costinha, amanhã, em Munique, às 16hs (de Brasília), no duelo que decidirá qual seleção estará na final da Copa da Alemanha.

continua após a publicidade

?O melhor será se ele não estiver em um dia de sorte?, disse o lateral-direito Miguel, demonstrando todo o respeito pelo camisa 10 francês. Felipão não destacará um jogador apenas para ?grudar? em Zidane. O treinador afirmou que seus jogadores de meio-de-campo não têm esta característica. Por isso, Maniche cuidará do ?mágico? quando ele estiver da intermediária para trás. A preocupação é impedir que Zidane possa armar jogadas ou fazer lançamentos. O problema é que o volante português está com um cartão amarelo e uma nova punição o tirará de uma possível final.

Quando Zidane se aproximar da área portuguesa, a atenção será de Costinha, que sabe pressionar para retirar a posse de bola do jogador francês. O jogador, que assinou contrato recentemente com o Atlético de Madrid, só atuou um jogo inteiro nesta Copa, contra o Irã. Expulso diante da Holanda, não encarou os ingleses.

Além de Zidane, o meio-de-campo português terá de impedir o bom trabalho de Vieira e Makelele, destaques do time francês nas vitórias sobre a Espanha (3 a 1) e Brasil (1 a 0). ?O coletivo da França é muito forte?, disse o goleiro Ricardo. ?A França não é só seu ataque?, afirmou o atacante Postiga, que ficará mais uma vez na reserva de Pauleta.

Fantasma

continua após a publicidade

Assim como acontece com os brasileiros, os portugueses também não têm boas recordações de Zidane. Na Eurocopa-2000, na Holanda e Bélgica, o craque fez um gol de pênalti na morte súbita, eliminando os portugueses. Aliás, a França historicamente dá sorte contra Portugal. Na Eurocopa-1984, nova vitória francesa, de virada, por 3 a 2, com direito a gol de Platini, outro astro dos Bleus.

Portugal atacará pelas beiradas

continua após a publicidade

Marienfeld – O lateral-direito Miguel, de Portugal, destacou aquele que considera o ponto vulnerável do time da França para o confronto de amanhã, em Munique, pelas semifinais da Copa da Alemanha: as laterais do campo.

?Acho que o Brasil concentrou muitos suas jogadas pelo meio. Em cima de jogadores muito seguros como Makelele e Vieira?, disse o jogador do Valencia. ?A única forma de furar este bloqueio é pelos lados e com muita velocidade.?

Apesar de demonstrar muito respeito pelo adversário, Miguel não deixa dúvidas de sua confiança no time de Luiz Felipe Scolari. ?Acredito muito que vamos passar pela França e disputar o título no domingo.?

Segundo Miguel, a seleção brasileira começou bem, mas não variou as jogadas, tornando-se presa fácil para os zagueiros Thuram e Gallas. ?O excesso de passes errados do Brasil proporcionou os contra-ataques franceses, sempre bastante rápidos e precisos.?

Miguel, juntamente com Figo e Cristiano Ronaldo, reclamou de dores musculares durante o jogo com a Inglaterra, mas diz estar pronto para buscar a vaga na final da Copa. ?Existe o desgaste, mas a motivação e a ansiedade por mais um sucesso nos faz passar por cima de quaisquer dificuldades.?

Os músculos das pernas doem e o fazem treinar separado dos demais companheiros, mas o peso dos 33 anos não tira de Luis Figo o entusiasmo e a motivação para o jogo mais importante de sua carreira. ?É o que sempre esperei. Estarei pronto para fazer um grande jogo juntamente com meus companheiros?, disse o capitão português ainda na saída do campo de Gelsenkirchen, após a classificação diante da Inglaterra.

?Eles jogam melhor que o Brasil?, diz Ribéry

Hamelin – Confiante após a vitória por 1 a 0 sobre o Brasil, nas quartas-de-final da Copa do Mundo, o meia Franck Ribéry disse que Portugal, rival da França na semifinal, será um adversário mais difícil do que a seleção brasileira porque o time de Luiz Felipe Scolari ?se posiciona melhor na defesa?.

?Espero uma partida mais difícil, mais até do que contra o Brasil. Porque é uma semifinal e porque Portugal quer chegar na final, assim como nós. Portugal se posiciona melhor defensivamente que o Brasil e também tem bons jogadores no ataque, como Cristiano Ronaldo, que não tem medo. Também tem Pauleta, que conhecemos bem, Figo, Deco…?, disse o meia.

Além de falar sobre o próximo adversário, na entrevista de ontem, Ribéry ainda cometeu algumas gafes. ?Pedro Pauleta (do Paris Saint German) é um dos melhores jogadores franceses. Perdão, um dos melhores atacantes do Campeonato da França.?

Já o técnico de Portugal, Luiz Felipe Scolari, ganhou uma nova função. ?Ele é um grande jogador, atuou em grandes equipes?, disse Ribéry, que avisado do engano se corrigiu. ?Sinto muito, me confundi de pessoa.?

A semifinal entre Portugal e França acontece amanhã, às 16 horas (de Brasília), em Munique. Os portugueses podem chegar a sua primeira final de Copa, enquanto os franceses podem fazer a sua segunda.