O argentino David Nalbandian não deu bola para o favoritismo do francês Gilles Simon na noite desta sexta-feira e avançou às semifinais do Torneio de Washington. Convidado da organização, o ex-número 3 do mundo surpreendeu o 13.º cabeça de chave e venceu de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/2 e 6/3, em 1h57 de jogo.
Esta é a primeira vez que Nalbandian decidirá a vaga na final de um torneio desde fevereiro do ano passado. Neste período, o argentino ficou afastado nove meses por causa de uma lesão no quadril. Além disso, a vitória é ainda mais significativa porque Simon vinha embalado pelo triunfo sobre o norte-americano Andy Roddick, segundo favorito.
Atual número 117 do mundo, Nalbandian vai encarar nas semifinais o croata Marin Cilic. Quarto cabeça da competição disputada no piso duro, ele confirmou o seu favoritismo diante do sérvio Janko Tipsarevic, vencendo por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/4) e 6/4, em 1h50 de jogo.
Do outro lado da chave, o oitavo favorito Marcos Baghdatis, do Chipre, tentará se impor sobre o belga Xavier Malisse, que já eliminou três cabeças de chave – o francês Julien Benneteau, o americano John Isner e o checo Tomas Berdych.