O espanhol Rafael Nadal voltará a defender o seu país na Copa Davis após quase dois anos afastado. Nesta segunda-feira, o capitão da equipe da Espanha, Álex Corretja, anunciou a lista de jogadores convocados para o confronto com a Ucrânia, válido pela repescagem do Grupo Mundial do torneio, e incluiu o número 2 do mundo.

continua após a publicidade

O duelo será disputado entre os dias 13 e 15 de setembro na Caja Mágica, em Madri, e vale uma vaga na elite da edição de 2014 da Davis. Além de Nadal, a lista de convocados da Espanha também conta com Tommy Robredo (22º colocado no ranking da ATP), Fernando Verdasco (30º) e Marc López (quinto colocado no ranking de duplas da ATP). Já David Ferrer, número 4 do mundo, não foi chamado.

Ainda não está definido qual será a dupla da Espanha no duelo com a Ucrânia, mas Nadal até pode ser o escolhido por Corretja para atuar ao lado de López, pois os dois já atuaram juntos e foram campeões quatro vezes em duplas, sendo dois títulos do Masters 1000 de Indian Wells, em 2010 e 2012, e outros dois do Torneio de Doha, em 2009 e 2011.

Nadal ficou fora dos últimos cinco confrontos da Espanha na Copa Davis e defendeu o seu país pela última vez em 2011, na conquista do título diante da Argentina, em Sevilla. Desde então, ficou de fora da equipe, até por causa da grave lesão no joelho que o deixou afastado do tênis por sete meses.

continua após a publicidade

Recuperado, Nadal vem tendo um retorno espetacular ao tênis, com nove títulos e 11 finais disputadas dos 12 torneios que participou, sendo octocampeão de Roland Garros e também tendo conquistado os títulos dos Masters 1000 de Indian Wells, Madri, Roma, Montreal e Cincinnati. Classificado às oitavas de final do US Open, o espanhol entra em quadra nesta segunda-feira para enfrentar o alemão Philipp Kohlschreiber.