Os dois principais tenistas do mundo começaram 2010 de forma bem diferente. Enquanto o espanhol Rafael Nadal não teve problemas para superar o compatriota David Ferrer, o suíço Roger Federer foi derrotado pelo sueco Robin Soderling. As duas partidas foram válidas pelas semifinais do Torneio de Abu Dabi, que não distribui pontos para o ranking mundial.
No primeiro jogo desta sexta-feira, Federer colocou à prova sua invencibilidade contra Soderling – em 12 partidas, o número 1 do mundo jamais havia sido derrotado. Mas o sueco, oitavo colocado na lista da ATP, conseguiu quebrar a escrita e venceu por 2 sets a 1, com 6/7 (6/8), 7/6 (7/1) e 6/2.
Nadal, por sua vez, teve menos dificuldades para superar Ferrer. O vice-líder do ranking superou o amigo em dois sets, com 7/6 (7/3) e 6/3. No sábado, ele decidirá o torneio contra Soderling.
O encontro entre o espanhol e o sueco será o primeiro grande momento da temporada de 2010. Afinal, em 2009 Soderling entrou para a história ao bater Nadal em Roland Garros, encerrando uma sequência de 31 vitórias do adversário no saibro de Paris.