Mostrando um bom aproveitamento em seu retorno ao tênis, Rafael Nadal avançou nesta quinta-feira para a semifinal da chave de duplas do Torneio de Viña del Mar, no Chile. Jogando ao lado do argentino Juan Monaco, ele ganhou do francês Guillaume Rufin e do italiano Filippo Volandri por 6/2 e 7/6 (7/4).
Sem jogar desde o final de junho, por causa das dores nos joelhos, Nadal escolheu Viña del Mar para voltar aos torneios. Na terça-feira, o espanhol estreou com vitória na chave de duplas. E no dia seguinte, repetiu a dose na disputa individual, ao ganhar fácil do argentino Federico Delbonis.
Na chave de duplas, Nadal e Monaco já conhecem seus adversários nas semifinais do torneio. São os argentinos Carlos Berlocq e Leonardo Mayer, que também se classificaram nesta quinta-feira, com a vitória sobre o austríaco Oliver Marach e o argentino Horacio Zeballos por 6/2 e 6/4.
Também nesta quinta-feira, Nadal ficou conhecendo seu adversário nas quartas de final da chave de simples do torneio. Nesta sexta, ele vai enfrentar o espanhol Daniel Gimeno-Traver, que se classificou ao ganhar de outro tenista da Espanha, Albert Montañes, por 2 sets a 0, com um duplo 6/4.
Outro espanhol que passou nesta quinta-feira para as quartas de final foi Albert Ramos, cabeça de chave número 5 do torneio. Ele venceu o italiano Filippo Volandri por 6/7 (5/7), 6/3 e 7/5 e vai enfrentar agora o argentino Horacio Zeballos, que fez duplo 6/3 no espanhol Pablo Andujar.
O dia em Viña del Mar ainda teve a vitória do italiano Paolo Lorenzi, que fez duplo 6/4 no espanhol Tommy Robredo e avançou para as quartas de final. Apesar da derrota, o tenista da Espanha comemorou nesta quinta-feira o convite para jogar o Brasil Open, a partir de segunda, em São Paulo.
Campeão do Brasil Open em 2009, Robredo aparece atualmente em 107º lugar no ranking mundial e foi um dos três tenistas a ser convidado para o torneio que acontecerá na semana que vem em São Paulo, ao lado de Nadal e do brasileiro Ricardo Mello. “Gosto muito de jogar no Brasil”, comemorou.