O espanhol Rafael Nadal começou 2010 com um título sobre o seu grande carrasco de 2009. Neste sábado, o vice-líder do ranking mundial superou o sueco Robin Soderling por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 7/5, conquistando o torneio de exibição de Abu Dabi.
Nadal chegou ao título após duas vitórias – na semifinal, havia superado o compatriota David Ferrer. Soderling, por sua vez, venceu os suíços Stanislas Wawrinka e Roger Federer em seu caminho até a decisão. Na disputa do terceiro lugar, Federer superou Ferrer com 6/1 e 7/5.
A vitória sobre Soderling deve dar novo ânimo a Nadal, que vinha enfrentando dificuldades contra o adversário. Nas duas últimas partidas – em Roland Garros e no Masters de Londres -, o espanhol fora derrotado.
A partir da próxima semana, Nadal começa a temporada em torneios oficiais. Ele será o segundo cabeça de chave do ATP de Doha, no Catar, que também terá presença de Roger Federer. Já Soderling disputará o Torneio de Chennai, na Índia, como um dos favoritos ao título.