Alvo de preocupação por parte dos fãs, em razão da suposta falta de ritmo na grama, Rafael Nadal mostrou nesta segunda-feira que não há motivos para temores. O campeão no saibro de Roland Garros fez uma estreia arrasadora na grama de Wimbledon, ao superar o australiano John Millman por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/3 e 6/2, em apenas 1h45min.

continua após a publicidade

Na segunda rodada, o tenista espanhol vai enfrentar o norte-americano Donald Young. Será o terceiro confronto entre os dois no circuito profissional. Nadal venceu os dois anteriores, ambos sobre piso duro do Masters 1000 de Indian Wells. Caso confirme o favoritismo, ele poderia cruzar com o brasileiro Thiago Monteiro na rodada seguinte.

continua após a publicidade

Nadal, atual número dois do mundo, chegou a Wimbledon como uma incógnita porque não disputou nenhum torneio preparatório para a grama de Londres. Nos últimos anos, ele vinha competindo ao menos em Queen’s, também na capital britânica. Para piorar, o espanhol teve fraco rendimento num torneio de exibição na semana passada.

continua após a publicidade

Nesta segunda, porém, Nadal não deu qualquer chance para zebras, algo que vem sendo recorrente em sua trajetória em Wimbledon nos últimos anos. Em seu retorno ao Grand Slam – ficou de fora em 2016 por lesão -, o espanhol dominou o rival australiano, 137º do ranking, no fundo de quadra e disparou 33 bolas vencedoras, contra apenas 11 do adversário, que estava acompanhado do aposentado Lleyton Hewitt, capitão australiano na Copa Davis.

Neste ritmo, o favorito faturou três quebras de saque no set inicial. E precisou defender somente um break point. No segundo, Millman chegou a obter uma quebra, mas Nadal quebrou duas vezes e embolsou também a parcial. O terceiro set foi semelhante, com uma quebra para o australiano e três para o espanhol.

Mais cedo, o croata Marin Cilic, sétimo cabeça de chave, estreou com vitória ao derrotar o alemão Philipp Kohlschreiber por 6/4, 6/2 e 6/3. Seu adversário na segunda rodada será o alemão Florian Mayer, que avançou diante do abandono do sérvio Viktor Troicki antes do início do segundo set. Mayer venceu o primeiro por 6/1.

Já o francês Lucas Pouille, 14º cabeça de chave, superou o tunisiano Malek Jaziri, de virada, por 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (5/7), 6/4, 6/4 e 7/6 (7/2). Na sequência, ele vai enfrentar o polonês Jerzy Janowicz. Também venceram nesta segunda o alemão Peter Gojowczyk e o italiano Andreas Seppi.