O espanhol Rafael Nadal segue rumo ao seu quinto título consecutivo no saibro do Torneio de Barcelona. Neste sábado, o número 1 do mundo precisou de 1h46 para vencer o russo Nikolay Davydenko por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, e se classificar à final da competição. Na decisão, Nadal vai encarar o vencedor do confronto entre o seu compatriota David Ferrer e o chileno Fernando González.
Ainda sem perder nenhum set no torneio, Nadal teve o domínio absoluto do jogo. Se aproveitando dos erros do adversário, ele ainda salvou os seis break-points que Davydenko teve chance de conquistar. Além disso, se beneficiou do cansaço do número 8 do mundo para se impor fisicamente. Enquanto o russo vinha de uma partida dura contra o checo Radek Stepanek, Nadal havia folgado na sexta-feira, graças à desistência do argentino David Nalbandian, por dores no quadril.
Com a vaga confirmada na decisão do Torneio de Barcelona, Nadal vai em busca do seu quarto título no ano. Recentemente, conquistou o Masters 1000 de Montecarlo. Ainda em 2009, também se sagrou campeão em Indian Wells e no Aberto da Austrália.