Barcelona – O suíço Roger Federer domina o ranking mundial do tênis há mais de três anos. Em 2007, ele continua ocupando o primeiro lugar na lista de entradas, mas começa a perder espaço.
Na Corrida dos Campeões, por exemplo, a liderança agora é do espanhol Rafael Nadal, por ter conseguido os melhores resultados na temporada.
Federer não costumava dar chances aos demais tenistas tanto no ranking de entradas quanto na Corrida dos Campeões. Mas a incrível performance nos torneios recentes transformou Nadal no novo líder da lista dos melhores da temporada, que foi divulgada ontem pela ATP.
Nadal já conquistou três títulos em 2007, sendo que o último foi no domingo, quando foi tricampeão em Barcelona -os outros torneios vencidos foram os Masters Series de Indian Wells e Montecarlo. Assim, chegou aos 365 pontos na Corrida dos Campeões deixando Federer em segundo lugar, com 346.
A façanha de Nadal é fruto, principalmente, de sua performance nas quadras de saibro, onde já soma 72 vitórias seguidas, um recorde absoluto na história do tênis mundial. E este domínio na temporada ainda pode aumentar, pois ele terá pela frente, a partir do dia 28 de maio, a chance de ser tricampeão de Roland Garros.
Mas, apesar da mudança na Corrida dos Campeões, o ranking de entradas continua com Federer na liderança – nessa lista, são computados os resultados dos tenistas nas últimas 52 semanas. O suíço aparece com 7.290 pontos, contra 4.875 do espanhol.
Enquanto disputam a liderança do ranking mundial, Nadal e Federer se preparam para um duelo inusitado. No jogo chamado ?A Batalha das Superfícies?, marcado para amanhã, na Espanha, eles vão se enfrentar numa quadra que terá metade do piso de grama e metade de saibro – justamente as especialidades dos dois tenistas.
Subindo
Além de Nadal, os rankings do tênis tiveram nesta semana uma ascensão significativa do argentino Guillermo Cañas, que foi vice-campeão em Barcelona. Ele ganhou seis posições na lista de entradas, passando a ocupar o 22.º lugar, e outras cinco na Corrida dos Campeões, onde agora está na 10.ª colocação.
Brasil
Entre os brasileiros, Flávio Saretta ganhou três posições nesta semana e passou para o 109.º lugar. O número 2 do País ainda é Thiago Alves, que passou de 128 para 130 no ranking mundial.
Sem novidades
Com as principais tenistas do mundo de folga na última semana, não houve nenhuma mudança significativa no ranking feminino. A belga Justine Henin continua na ponta, com 3.859 pontos, seguida pela russa Maria Sharapova, que tem 3.388.