Classificado para as semifinais da chave de simples do Torneio de Viña de Mar, Rafael Nadal também faz boa campanha na disputa de duplas da competição chilena, que marca o seu retorno ao tênis. Após superar Daniel Gimeno-Traver, o número 5 do mundo voltou a entrar em quadra na noite de sexta-feira e se classificou para a decisão de duplas, ao lado do argentino Juan Monaco.
Nadal e o tenista sul-americano superaram nas semifinais os argentinos Carlos Berlocq e Leonardo Mayer por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, em 1 hora e 16 minutos, na partida que encerrou a programação noturna da sexta-feira nas quadras de saibro chilenas.
Assim, Nadal e Monaco se garantiram na decisão do Torneio de Viña del Mar com três vitórias e sem perder sequer um set. A final no ATP 250 chileno será a 12ª do espanhol em torneio de duplas. E ele buscará o seu nono título.
Os adversários de Nadal e Monaco na decisão do Torneio de Viña del Mar já estão definidos. Eles vão enfrentar os italianos Paolo Lorenzi e Potito Starace, que venceram o brasileiro André Sá e o russo Andrey Kuznetsov por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/3 e 11/9.
A final da chave de duplas do Torneio de Viña del Mar será disputada no domingo. Neste sábado, Nadal volta a entrar em quadra para disputar a semifinal da chave de simples contra o francês Jeremy Chardy, número 26 do mundo, que derrotou o italiano Paolo Lorenzi (6/3 e 6/2). A outra semifinal no Chile, também neste sábado, será disputada entre os argentinos Carlos Berlocq e Horacio Zeballos.