Mais de um mês após sua queda precoce em Wimbledon, Rafael Nadal voltou às quadras nesta terça-feira com uma vitória nas duplas no Masters 1000 de Montreal, no piso rápido do Canadá. Na chave de simples, o espanhol só deve fazer sua estreia na quarta-feira.
Nadal voltou a competir em um confronto que só teve tenistas espanhóis. Ao lado de Pablo Andujar, ele derrotou David Ferrer e Feliciano López por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (2/7), 6/1 e 12/10. Nadal e Andujar chegaram a salvar dois match points antes de fechar a partida.
Na segunda rodada, os dois terão pela frente a dupla cabeça de chave número 5, formada pelo paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi e pelo holandês Jean-Julien Rojer. Nadal não jogava duplas desde o Brasil Open, em fevereiro. Assim como aconteceu no Brasil, o espanhol compete nas duas chaves para se adaptar ao piso.
No início do ano, ele estava buscando recuperar o ritmo após ficar quase oito meses afastado das quadras. Desta vez, o espanhol quer acelerar sua adaptação ao piso que receberá as principais competições até o fim do ano, incluindo o US Open e o ATP Finals.
Na chave de simples, uma surpresa já movimentou a rodada desta terça. O também espanhol Nicolas Almagro, 12º cabeça de chave, foi eliminado logo na estreia pelo checo Radek Stepanek por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (4/7) e 6/3. Avançaram também o polonês Jerzy Janowicz (15º cabeça de chave), o local Filip Peliwo e o russo Alex Bogomolov Jr.