O espanhol Rafael Nadal não contava com a virada surpreendente do compatriota Guillermo García-López neste sábado, pelas semifinais do Torneio de Bangoc, que o deixou de fora da decisão no piso duro tailandês. Embalado pelo título do US Open, o número 1 do mundo era o grande favorito à conquista, mas acabou derrotado por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 7/6 (7/3) e 6/3, em 2h45 de jogo.
Primeiro cabeça de chave e único favorito nas semifinais, Nadal sofreu a sua primeira derrota para o compatriota na carreira. Número 53 do mundo, García-López já havia perdido por três vezes para o líder do ranking, todas sem vencer um set sequer. Neste sábado, porém, ele teve uma grande atuação nas últimas parciais para triunfar.
Diante de um Nadal displicente, García-López chegou a salvar todas as 16 oportunidades de quebra criada pelo rival no segundo set. Na partida, a zebra espanhola evitou incríveis 24 break-points, cedendo apenas duas quebras. Na recepção, por sua vez, a única vez em que superou Nadal, na terceira parcial, foi suficiente para a vitória.
Na final, García-López irá em busca do seu segundo título deste nível diante do finlandês Jarkko Nieminen. Com autoridade, ele passou pelo alemão Benjamin Becker, vencendo por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, em 1h05 de jogo. No único confronto direto entre os finalistas, ainda em 2004, Nieminen levou a melhor.