Depois de uma estreia tranquila, o espanhol Rafael Nadal sofreu para alcançar as quartas de final do Torneio de Queen’s nesta quinta-feira. O número 1 do mundo precisou de 2h24min para bater o checo Radek Stepanek em três sets, com parciais de 6/3, 5/7 e 6/1.
Ainda sem convencer na grama londrina, Nadal começou melhor que o rival e venceu o primeiro set sem sobressaltos. Contudo, sofreu duas quebras de saque na segunda parcial e, após abrir 5/2, cedeu a virada ao checo. Stepanek chegou a esboçar uma reação, mas viu Nadal crescer novamente no terceiro set e fechar a parcial com um tranquilo 6/1.
O líder do ranking, já garantido no ATP Finals, torneio que reunirá os oito melhores tenistas da temporada em novembro, terá pela frente agora Jo-Wilfried Tsonga. Em duelo de franceses, ele eliminou Michael Llodra, que abandonou ainda no primeiro set, quando perdia por 4/3.
Outro favorito ao título, o escocês Andy Murray teve menos trabalho para se garantir nas quartas de final. Apoiado pela torcida, ele derrotou o sérvio Janko Tipsarevic por 6/4 e 7/6 (7/3). O próximo adversário de Murray sairá do confronto entre o brasileiro Thomaz Bellucci e o croata Marin Cilic.
Ainda nesta quinta, o argentino Juan Martín Del Potro decepcionou na grama londrina. Mesmo com 16 aces, ele foi eliminado pelo francês Adrian Mannarino em dois tie-breaks: 7/6 (7/3) e 7/6 (9/7). O francês havia entrado mais cedo em quadra para finalizar seu duelo com o compatriota Gilles Simon, interrompido na quarta por falta de luz natural.
Mannarino, porém, teve pouco trabalho na primeira partida do dia já que Simon abandonou no início do terceiro set por conta de dores nas costas. O algoz de Del Potro liderava o placar com 6/7 (4/7), 6/4 e 3/0.