A primeira semifinal definida no torneio de Roland Garros será palco de mais um confronto entre os dois melhores tenistas da temporada. Nesta terça-feira, Rafael Nadal e Novak Djokovic venceram seus jogos nas por 3 a 0 e garantiram vaga entre os quatro melhores do Grand Slam francês.
Número 3 do ranking e líder da corrida – que conta apenas os resultados deste ano – Djokovic sofreu nos três sets da partida contra o letão Ernests Gulbis, de 19 anos. Diante de um adversário animado pela melhor campanha de sua vida, o sérvio precisou de 3h07min para vencer com parciais de 7/5, 7/6 (7/3) e 7/5.
Nadal teve bem menos trabalho para superar o compatriota Nicolas Almagro, cabeça-de-chave 19. O segundo colocado no ranking mundial e na corrida dominou a partida desde o início e fechou com triplo 6/1, em 1h44min. Ao final da partida, comemorou duplamente. Além de chegar a sua quarta semifinal, o espanhol completou 22 anos.
Atual tricampeão do torneio e invicto no saibro parisiense após 26 partidas, Nadal ainda não perdeu sets no torneio deste ano. Mais do que isso, cedeu apenas 25 games aos adversários – nove deles ao brasileiro Thomaz Bellucci, seu rival mais bem-sucedido.
O desempenho de Almagro nesta terça-feira, com apenas três games conquistados, é o pior de um tenista nas fases finais de Roland Garros – a partir das quartas -, desde 1986. Naquela edição do torneio, Ivan Lendl bateu Johan Kriek por 6/2, 6/1 e 6/0, nas semifinais.
Agora, Nadal terá outro desafio, além de manter a invencibilidade e continuar na briga pelo quarto título. Contra Djokovic, ele precisa vencer para continuar na segunda posição do ranking mundial. Em maio, no Masters Series de Hamburgo, os dois estiveram na mesma situação – Nadal venceu por 2 a 1, com 7/5, 2/6 e 6/2.