O espanhol Rafael Nadal terá que esperar mais um ano para buscar o título inédito do Masters 1000 de Cincinnati. Na noite desta sexta-feira, o número 1 do mundo foi superado por Marcos Baghdatis, do Chipre, que conquistou a sua primeira vitória sobre o tenista da Espanha – já eram seis derrotas no confronto direto. Com o triunfo, Baghdatis avançou para as semifinais do torneio disputado sobre o piso duro.
Disposto a quebrar a escrita de nunca ter vencido Nadal, o cipriota apostou em seu saque para desestabilizar o forte jogo de fundo de quadra do espanhol. E a estratégia deu certo. Com 18 aces – contra apenas quatro de Nadal – e um ótimo aproveitamento no primeiro serviço, Baghdatis venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/4, após 2h32 de batalha contra o primeiro favorito em Cincinnati.
A história do jogo se resumiu à força do tenista do Chipre nos momentos decisivos, evitando seis possibilidades de quebra ao longo da partida e superando o saque de Nadal por três vezes. A mais importante delas aconteceu no nono game do terceiro set, quando o espanhol cometeu uma dupla-falta. Depois, Baghdatis ainda desperdiçou dois match-points, mas conseguiu confirmar a vitória.
Pelas semifinais, o cipriota terá outro confronto complicadíssimo. Atual número 20 do mundo, ele duelará contra o suíço Roger Federer, vice-líder do ranking mundial e atual campeão em Cincinnati. Apesar de ter ampla desvantagem no confronto direto – seis derrotas em sete jogos -, Baghdatis venceu o último duelo, neste ano, pelo Masters de Indian Wells, também no piso duro.