Rafael Nadal começou dominando mais uma temporada europeia em quadras de saibro, aumentando a sua incrível galeria de feitos na história do tênis mundial. Ele conquistou neste domingo o título do Torneio de Barcelona, ao ganhar a final espanhola contra David Ferrer, de quem já tinha vencido, na última semana, na decisão do Masters 1000 de Montecarlo.
Assim como tinha acontecido no último domingo em Montecarlo, Nadal derrotou Ferrer por 2 sets a 0 na final em Barcelona. Dessa vez, as parciais foram de 6/2 e 6/4, em 1 hora e 49 minutos de jogo, comprovando a superioridade do número 1 do mundo na temporada europeia do saibro – ganhou os dois torneios que disputou -, que vai até Roland Garros, no final de maio.
Foi o sexto título de Nadal em Barcelona, repetindo os feitos de 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009 – não jogou no ano passado. Nesta temporada, ele já foi campeão duas vezes, incluindo Montecarlo, o que totaliza 45 troféus conquistados no circuito mundial. Para completar, o tenista de 24 anos ultrapassou a marca de 500 vitórias na carreira (agora são 501, em 606 jogos).
Atualmente em sexto lugar no ranking mundial, Ferrer teve a chance neste domingo de conseguir uma revanche após a derrota na final do Masters de Montecarlo. Mas ele foi dominado e acabou perdendo novamente para Nadal, aumentando o seu retrospecto negativo no histórico do confronto com o compatriota: agora são 13 derrotas em 17 jogos disputados entre eles.
“É incrível voltar a Barcelona. Foi uma decisão difícil (não ter disputado o torneio no ano passado), mas é muito bom voltar. Estou muito feliz pela vitória e pelo sexto título conquistado”, disse Nadal. Ele ainda elogiou Ferrer, que também foi o seu adversário na final do torneio em 2008 e 2009. “Lamento por David, que está fazendo uma temporada fantástica.”