Após mais uma vitória sobre o suíço Roger Federer, relembrando as decisões de Roland Garros e Wimbledon em 2008, o espanhol Rafael Nadal ficou comovido pelas lágrimas do rival e pediu “desculpa” pela vitória.
“Roger, desculpa por hoje. Eu realmente sei o que você está sentindo agora”, declarou o tenista número 1 do mundo. “Lembre-se, você é um grande campeão, é um dos melhores da história e vai fazer muito ainda”, anunciou Nadal, no meio da quadra, diante de 15 mil pessoas, antes de abraçar o suíço.
Nadal afirmou que espera ver Federer bater em breve a marca de 14 títulos de Grand Slam, do norte-americano Pete Sampras. “Parabéns por sua carreira. Fazer jogos assim é sempre um prazer. Você vai superar o recorde de Sampras”.
O número 1 do mundo, que foi o primeiro espanhol a vencer o Aberto da Austrália, recebeu a premiação das mãos do campeão Rod Laver, que dá nome a quadra central de Melbourne. “Receber esse troféu das mãos do Rod Laver é um sonho para mim. Rod, muito obrigado. Foram duas semanas incríveis”.