Pela segunda vez, Rafael Nadal caiu diante de um azarão em Wimbledon. Eliminado pelo checo Lukas Rosol na edição de 2012 do Grand Slam inglês, desta vez o espanhol foi superado pelo australiano Nick Kyrgios, atual 144º colocado do ranking mundial, que venceu o tenista número 1 do mundo por 3 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/5), 5/7, 7/6 (7/5) e 6/3.

continua após a publicidade

A derrota fez Nadal dar adeus à competição realizada em Londres nas oitavas de final, enquanto Kyrgios, uma revelação de apenas 19 anos de idade, se credenciou para encarar na próxima fase o canadense Milos Raonic, oitavo cabeça de chave. O tenista do Canadá avançou às quartas de final ao bater nesta terça o japonês Kei Nishikori por 3 sets a 1, de virada, com 4/6, 6/1, 7/6 (7/4) e 6/3.

Antes de bater Nadal, Kyrgios já havia surpreendido ao eliminar o francês Richard Gasquet, 13º cabeça de chave, na segunda rodada. Convidado da organização para poder jogar em Wimbledon, o australiano não se intimidou com o líder do ranking mundial no primeiro confronto entre os dois.

Para desbancar o enorme favoritismo de Nadal, Kyrgios exibiu grande eficiência no saque, com o qual conseguiu incríveis 37 aces e só teve o serviço quebrado por uma vez em toda a partida. Para completar, acumulou 70 winners, diante de 44 bolas vencedoras e 11 pontos de saque do espanhol. Assim, o australiano pôde se dar ao luxo de cometer 31 erros não-forçados, contra os 18 do seu poderoso rival.

continua após a publicidade

Assim, Kyrgios fez história como primeiro tenista que não faz parte do Top 100 a vencer um líder do ranking mundial desde 1992, quando o russo Andrei Olhovskiy, então 193º do mundo, derrotou o norte-americano Jim Courier na terceira rodada de Wimbledon.

WAWRINKA AVANÇA – Se Nadal foi surpreendido, o suíço Stanislas Wawrinka fez valer a sua condição de quinto cabeça de chave de Wimbledon e se garantiu nas quartas de final nesta terça-feira. Ele derrotou o espanhol Feliciano López por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5), 7/6 (9/7) e 6/3, e será o próximo rival do seu compatriota Roger Federer, que horas mais cedo bateu o também espanhol Tommy Robredo por 6/1, 6/4 e 6/4.

continua após a publicidade