Nadal bate Soderling e encara Murray em Roland Garros

O espanhol Rafael Nadal se classificou às semifinais de Roland Garros com uma excelente atuação. Nesta quarta-feira, o número 1 do mundo derrotou o sueco Robin Soderling, quinto colocado no ranking da ATP, por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/1 e 7/6 (7/3), em 2 horas e 35 minutos. Agora, ele vai enfrentar o britânico Andy Murray, número 4 do mundo, que eliminou o argentino Juan Ignacio Chela, 34º colocado no ranking da ATP.

Pentacampeão em Roland Garros, Nadal só não faturou o troféu do Grand Slam francês em 2009, quando perdeu para Soderling, que o eliminou nas oitavas de final. No ano passado, os tenistas disputaram a final, vencida pelo espanhol, que agora acumula 43 triunfos em 44 partidas disputadas no torneio.

No jogo desta quarta-feira, Nadal conseguiu 28 winners e cometeu apenas 13 erros não-forçados contra 37 bolas vencedoras e 41 equívocos de Soderling. O espanhol teve um início de partida fulminante, com duas quebras de serviço para abrir 3/0. O sueco ainda devolveu uma das quebras, mas perdeu por 6/4.

O segundo set foi completamente dominado por Nadal, que cometeu apenas dois erros não-forçados e converteu três break-points para triunfar por 6/1. O espanhol começou embalado a terceira parcial e abriu 2/0, com uma quebra de serviço. Soderling devolveu a quebra, levou o duelo para o tie-break, mas foi derrotado por Nadal, que assim fechou a partida em 3 sets a 0 e se classificou para as semifinais de Roland Garros.

O adversário de Nadal nas semifinais será Murray, que tem superado dores no tornozelo em Roland Garros e venceu Chela por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/2), 7/5 e 6/2, em 2 horas e 53 minutos. O britânico teve dificuldades nos dois primeiro sets, mas conseguiu triunfar com facilidade no terceiro ao apresentar um jogo mais consistente.

Murray foi vice-campeão do Aberto da Austrália neste ano e ainda busca o seu primeiro título de um torneio do Grand Slam. Diante de Nadal, ele terá que superar um retrospecto negativo. Os dois tenistas já se enfrentaram 14 vezes, com dez vitórias do espanhol e apenas quatro do britânico.

BELLUCCI – Pela chave de duplas mistas, Thomaz Bellucci foi eliminado nas semifinais. Em parceria com a australiana Jarmila Gajdosova, o brasileiro perdeu para o norte-americano Scott Lipsky e a australiana Casey Dellacqua por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/5), 2/6 e 14/12.

No super tie-break, Bellucci e Gajdsova chegaram a ter um match-point, mas não conseguiram convertê-lo. Assim, a participação do brasileiro em Roland Garros, onde já havia sido eliminado na terceira rodada da chave de simples, se encerrou nesta quarta-feira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna