O espanhol Rafael Nadal voltou a oscilar no saibro neste sábado, mas não deixou de garantir sua vaga na final do Masters 1000 de Madri, diante da sua torcida. O número 1 do mundo venceu o compatriota Roberto Bautista Agut em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/3, mas teve dificuldade para confirmar o favoritismo.
Depois da boa performance nas quartas de final, Nadal mostrou irregularidade na superfície que é sua especialidade. A duas semanas de Roland Garros, o espanhol cometeu erros bobos e acabou sofrendo duas quebras de saque, uma em cada set, diante do número 45 do ranking.
Nos dois sets, o líder do ranking criou oportunidades para a reação do rival. No primeiro, abriu 2/0, porém viu Bautista Agut empatar em 3/3. Na segunda parcial, teve início arrasador e aplicou 4/0. No entanto, deixou o compatriota reduzir a vantagem em 4/2. Depois da hesitação, fechou o jogo após 1h43min.
No domingo, Nadal buscará o 63º título na carreira, o terceiro da temporada e o quarto em Madri. No saibro, será a 50ª final, em busca do 44º troféu. Seu adversário sairá do duelo entre o japonês Kei Nishikori e outro espanhol, David Ferrer, atual número cinco do mundo. Eles se enfrentam ainda neste sábado.