Nadal arrasa norte-americano e avança na Austrália

O espanhol Rafael Nadal segue sem dificuldades para confirmar o seu favoritismo no Aberto da Austrália. Nesta quinta-feira, ele avançou à terceira rodada do Grand Slam ao vencer o norte-americano Ryan Sweeting por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/1 e 6/1, em apenas 1 hora e 42 minutos.

Em sua estreia em Melbourne, o líder do ranking mundial havia batido o brasileiro Marcos Daniel depois de contar com a desistência do rival quando liderava o segundo set por 5 a 0, após aplicar 6 a 0 na primeira parcial. Ou seja, em dois jogos até aqui ele foi superado em apenas quatro games.

Com a vitória na estreia, o espanhol jogará por um lugar nas oitavas de final contra o australiano Bernard Tomic, que nesta quinta surpreendeu o espanhol Feliciano Lopez, 31.º cabeça de chave, ao vencer por 3 sets a 0 (7/6 (7/4) 7/6 (7/3) e 6/3). Atual 199.º colocado do ranking mundial, o tenista da casa já havia vencido na estreia por 3 a 0, diante do francês Jeremy Chardy.

Nesta quinta, Nadal voltou a mostrar força ao ganhar 83% dos pontos que disputou quando usou o seu primeiro saque. Além disso, aproveitou oito das 15 chances que teve de quebrar o serviço de Sweeting, que converteu um dos apenas dois break points que conseguiu. Agressivo, o espanhol ainda contabilizou 36 winners (bolas vencedoras), contra apenas 14 do seu rival, que ocupa a 116.ª posição do ranking.

Caso volte a confirmar o seu favoritismo na terceira rodada, Nadal terá pela frente nas oitavas de final o vencedor do confronto entre o norte-americano John Isner e croata Marin Cilic. Nesta quinta, o tenista dos Estados Unidos superou o checo Radek Stepanek por 3 sets a 1, de virada, com 4/6, 6/4, 6/2 e 6/1. Já o atleta da Croácia passou pelo colombiano Santiago Giraldo por 3 a 0, com 6/3, 7/6 (7/1) e 6/1.

Logo abaixo neste lado da chave do Grand Slam, o russo Mikhail Youzhny, décimo cabeça de chave, avançou à terceira rodada nesta quinta ao bater o esloveno Blaz Kavcic por 3 sets a 2, com 6/3, 6/1, 5/7, 4/6 e 6/1. Com isso, ele lutará por um lugar nas oitavas de final contra o canadense Milos Raonic, que surpreendeu o experiente francês Michael Llodra com parciais de 7/6 (7/3), 6/3 e 7/6 (7/3).

Já o espanhol David Ferrer, sétimo cabeça de chave, confirmou de forma tranquila o seu favoritismo ao superar o norte-americano Michael Russell por 3 sets a 0, com parciais de 6/0, 6/1 e 7/5. E, na terceira rodada, terá um rival menos complicado do que imaginava. Antes provável próximo adversário do tenista da Espanha, o argentino David Nalbandian acabou superado pelo lituano Richard Berankis. Alegando cansaço e enjoos durante o jogo, ele acabou desistindo do duelo quando perdia o terceiro set por 2 a 0, após cair nas primeiras parciais por 6/1 e 6/0.

Outro cabeça de chave que avançou à terceira rodada nesta quinta foi o francês Jo-Wilfried Tsonga. Pré-classificado como 13.º maior favorito, ele bateu o italiano Andreas Seppi por 3 sets a 0, com 6/3, 7/6 (7/1) e 7/6 (7/5), e agora terá pela frente o ucraniano Alexandr Dolgopolov, que superou o alemão Benjamim Becker por 3 a 1, com 6/3, 6/0, 3/6 e 7/6 (7/3).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna