A temporada da natação paranaense foi aberta no último sábado (25), no Parque Aquático do Clube Curitibano com a realização do “Desafio Abertura Absoluto”, evento regional que atraiu mais de 200 competidores. Nadadores das categorias Petiz, Infantil, Juvenil, Júnior e Sênior testaram o seu desempenho nas piscinas de olho nas principais disputas nacionais e internacionais de 2011, como o Campeonato Brasileiro e o Sulamericano. Alessandra Marchioro, 17 anos, atleta da casa, foi um dos grandes destaques do desafio ao conquistar o primeiro lugar nos 50 metros borboleta, 50 metros livre e nos 100 metros livre.

continua após a publicidade

Estreando em nova categoria, na Júnior II, Alessandra manteve o excelente rendimento que havia alcançado em 2010, quando competia no Júnior I e conquistou o título nacional nos 50 e 100 metros nado livre, além de ter alcançado o melhor índice técnico no Campeonato Brasileiro Júnior de Natação Troféu Dautely Guimarães. Prova disso, é a conquista do 1º lugar geral no “Desafio Abertura Absoluto”, logo no início da nova temporada. Ela venceu as provas dos 50 metros borboleta com o tempo de 29″13, os 50 metros nado livre com 26″33 e ganhou nos 100 metros nado livre com o tempo de 58″28. “Pelo treinamento intenso que estou realizando juntamente com a supervisão da equipe técnica do Curitibano, tanto na musculação como na piscina, esse resultado logo no início da temporada é muito importante para avaliar o meu desempenho. A preparação tem como foco principal o Troféu Brasil Maria Lenk de Natação, que é a competição na qual quero buscar o índice para o mundial”, comenta a nadadora.

Da equipe do Clube Curitibano, também se destacaram no “Desafio Abertura Absoluto”, os nadadores Michelle Wanderley, Murilo Kancelskis Drigo e Nicole Murdiga. Competindo pelo segundo ano no Júnior II, com 18 anos, Drigo faturou o primeiro lugar nos 100 metros nado livre, com tempo de 00’52″75, nos 200 livre (01’56″70) e nos 400 nado livre (04’16″16), além do terceiro lugar nos 50 livre (00’24″54). Para ele, é uma motivação grande abrir a temporada com estes resultados. “Fiquei muito feliz com o meu desempenho neste desafio. Agora vou treinar forte para tentar uma vaga no Pan-Americano, que será disputado em outubro, no México”, comenta.

A baiana Michelle Wanderley, 18 anos, da categoria Júnior II, chegou no início do ano na cidade e passou a integrar a equipe de natação do Curitibano. Na primeira disputa pelo clube, ela demonstrou um excelente desempenho na piscina e alcançou o primeiro lugar na prova dos 200 metros nado medley (02’35″22), o terceiro lugar nos 400 metros nado livre (04’37″96) e o terceiro lugar nos 100 metros nado livre (01’00″37). “Fui muito bem recebida pelos colegas e treinadores. Em apenas seis semanas de treinamento já consegui evoluir, mas vou continuar o meu preparo para melhorar o meu tempo o máximo possível para alcançar o índice para disputar o Maria Lenk”, fala.

continua após a publicidade

Campeã nos 100 metros nado livre, Nicole Murdiga competiu na categoria juvenil II e conseguiu bons resultados na disputa. Ela teve como destaque as conquistas do segundo lugar nas provas dos 200 metros livre (02’10″35) e terceira posição nos 50 metros nado livre (00’28″34). “O resultado foi muito bom para esse começo e demonstra o trabalho que está sendo realizando com o apoio técnico, com treinos bem puxados e focados no rendimento”, revela.

Arilson Champam, gerente técnico do departamento aquático do Clube Curitibano, disse que os resultados foram muito expressivos para este início do calendário e que a equipe de nadadores está recebendo treinamento com atenção aos desafios nacionais e internacionais. “Mudamos a nossa metodologia e a programação de treinos, investindo no preparo de nadadores em provas de longa distância e também na parte física, para que eles tenham mais força nas competições e consigam melhorar os seus índices”, comenta.

continua após a publicidade