A ida de César Cielo para a Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, em 2005, é considerada um dos fatores primordiais para o sucesso do brasileiro. E a fórmula tem sido copiada com frequência por outros nadadores, em busca de melhorar a performance com as condições superiores de treinamento oferecidas.
Depois de Thiago Pereira, que está treinando em Los Angeles (EUA), agora é a vez de Marcelo Chierighini, de apenas 19 anos, trilhar o caminho dos destaques da natação brasileira. O paulista, natural de Itu, viajará na próxima semana para o Alabama, onde treinará no mesmo local em que Cesar Cielo se desenvolveu.
Chierighini integrou o revezamento brasileiro 4×100 m livre que conquistou a medalha de bronze no último Mundial em piscina curta de Dubai (EAU), no mês passado.
Comandado pelo australiano Brett Hawke, o centro de treinamento é considerado referência para velocistas do mundo todo. Ao lado de Chierighini, estarão nomes como o do francês Frederick Bousquet, atualmente o maior rival
de Cielo.