Dono de quatro medalhas de ouro olímpicas, Murray Rose morreu neste domingo, de leucemia, aos 73 anos, anunciou a Federação Australiana de Esportes Aquáticos. Presidente da entidade, David Urquhart classificou a morte do ex-nadador como “uma grande perda para o esporte”.
Rose, que nasceu na Escócia e se naturalizou australiano, ganhou três ouros nos Jogos de Melbourne, em 1956, e um ouro, uma prata e um bronze nos Jogos de Roma, em 1960. Suas medalhas de ouro em 1956 foram conquistadas nos 400 e 1.500 metros livre e no revezamento 4×200 metros livre. Na Itália, ele ganhou o ouro nos 400, a prata nos 1.500 e o bronze no 4×200 metros livre.
“O nome Murray Rose é sinônimo de sucesso na natação, e suas realizações em Melbourne em 1956 ficarão marcado como o material de uma lenda”, disse Urquhart. “Murray Rose faz parte do DNA de natação deste país. Seu sucesso inspirou uma geração”.
Rose representou a Austrália pela última vez nos Jogos da Commonwealth de 1962, em Perth, vencendo todas as provas em que competiu. Ele foi homenageado em 2000, quando apareceu com outras estrelas olímpicas australianas, como Dawn Fraser, Betty Cuthbert e Shirley Strickland, em selos comemorativos aos Jogos de Sydney.
“Eu estou extremamente triste com o falecimento de um dos maiores nadadores de todos os tempos e um grande companheiro”, disse John Konrads, que ganhou o ouro nos 1.500 metros em Roma, superando Rose, em 1960.