O nadador francês Alain Bernard levou a medalha de ouro e voltou a bater o recorde mundial dos 100m livre, que ele mesmo tinha estabelecido na última sexta-feira, ao terminar com um tempo de 47s50 a final da prova do Campeonato Europeu, disputado em Eindhoven, na Holanda.
Na sexta-feira, Bernard tinha feito os 100m livres em 47s60. Com este tempo, quebrou a marca de 47s84, que pertencia ao holandês Pieter van den Hoogenband desde os Jogos Olímpicos de Sydney 2000.
Ontem, o francês baixou o seu tempo em um décimo e, com isso, mostra uma evolução impressionante, já que demostrou o potencial de melhorar a marca já nos primeiros 50m. Com 22s53, o nadador ficou três décimos abaixo do que havia registrado no trecho inicial da véspera. Depois da virada, ele completou o percurso com 24s97.
A medalha de prata ficou com o sueco Stefan Nystrand, recordista mundial da prova na piscina curta. Nystrand fechou a prova com 48s40. Em terceiro ficou o atual campeão mundial dos 100m livre, o italiano Filippo Magnini, com 48s53.
No Campeonato Mundial do ano passado, em Melbourne, Bernard foi apenas o nono nos 100m livre. Dois anos atrás, no torneio continental europeu, ele havia ficado com a sétima colocação.
A competição serve como preparação para os Jogos de Pequim, que começarão em agosto deste ano.