Neste sábado, pilotos e navegadores terão o último compromisso da temporada. Depois de seis etapas ao longo do ano, o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country chega ao fim. As disputas serão acirradas em todas as categorias, uma vez que somente a Caminhões já definiu o campeão, tanto piloto quanto navegador. Nas categorias Protótipos e Super Production Diesel, Marcelo Vívolo e Andréa Portas, respectivamente, também não podem mais ser alcançados pelos adversários. Os cinco mais bem colocados em todas as categorias serão indicados para o II Prêmio Goodyear Off Road.
A prova será disputada em Itatinga, no interior paulista, e terá cerca de 153 quilômetros de trechos cronometrados e 24 de deslocamentos.
A disputa está acirrada na categoria Protótipos. Entre os pilotos, Guilherme Spinelli é o líder, com 108 pontos, e só pode ser superado por Klever Kolberg, que tem 100, e Edu Piano, que acumula 90 pontos. Marlon Koerich, que está em quarto lugar, ainda pode brigar pelo vice-campeonato. Já Maurício Neves, em quinto, só tem chances de chegar ao terceiro lugar. Entre os navegadores, Marcelo Vívolo não pode mais ser alcançado.
Na Production Diesel, a briga também está entre três pilotos. Felipe Bibas passou Ulysses Bertholdo no Baja Café e agora lidera com 113 pontos, contra 109 de Bertholdo, que tem Reinaldo Varela em seu calcanhar, com 108 pontos. Entre os navegadores somente os três primeiros ainda têm chances de ser campeão. Emerson Cavassin lidera, seguido por Bruno Mega e Rafael Capoani.
Para fazer história no cross country brasileiro, a piloto Helena Deyama vai defender de qualquer maneira o primeiro lugar na Super Production Diesel, ameaçada apenas por Sérgio Barata, segundo colocado. A navegadora Andréa Portas já garantiu o título, com 97 pontos.
Entre os pilotos de caminhão, a briga será pelo vice-campeonato, já que Carlos Salvini garantiu o título na etapa anterior. André Azevedo é o segundo, seguido por Wagner Agostinho, os dois únicos que ainda podem chegar a vice. A disputa dos navegadores já está resolvida, Guido Salvini é campeão.
Depois desta última etapa, o júri formado por 25 jornalistas especializados conhecerá os cinco pilotos e navegadores mais bem colocados no Brasileiro de Rally Cross Country, para que possa indicar os melhores do ano.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)