Na Suíça, Museu Olímpico ensina estrangeiros a falar ‘gostosa’ e ‘bundão’

“Gostosa”. Essa é uma das palavras que uma exposição no Museu Olímpico de Lausanne apresenta aos turistas que tenham interesse em conhecer o Brasil e aprender e testar o “carioquês”. Criado num dos edifícios mais visitados da Suíça, uma exposição sobre a cultura brasileira apresenta aos estrangeiros o país sede dos Jogos Olímpicos deste ano, com sua música, sons, arte, culturas regionais e até mesmo o vocabulário usado no Rio de Janeiro.

Numa das instalações, o estrangeiro pode ter seu primeiro contato com as palavras usadas na cidade que receberá o evento em agosto. São cerca de dez termos apresentados em uma tela eletrônica, como Copacabana, Botafogo ou muvuca. Mas o equipamento também apresenta a palavra “gostosa” acompanhada por uma explicação em francês: “deliciosa, serve para qualificar a beleza feminina ou masculina. No seu uso masculino, gostoso”.

Outro termo apresentado ao público: “bundão”, com a explicação em francês de alguém medroso. “Literalmente, bunda grande”, esclarece. O visitante pode usar um microfone para repetir a palavra e a máquina diz se o estrangeiro pronunciou o termo que acabou de aprender com um sotaque correto do carioca.

Procurado pela reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, a direção de Comunicação do Comitê Olímpico Internacional (COI) não respondeu ao ser questionado sobre o motivo da inclusão dos termos e sobre quem teria sido o autor da iniciativa.

A gerente de Relações Públicas do Museu, Claire Sanjuan, admitiu que não sabia o significado das palavras e nem sua conotação. Mas, visivelmente sem graça, tomou nota para “informar” os responsáveis. A exposição, que leva o nome “Destination Rio”, foi aberta em fevereiro e vai durar até setembro.

Desde o ano passado, o Ministério do Turismo lançou uma campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação visa o fluxo de turistas que viajarão para a Olimpíada. Na semana passada, foi o Vaticano que lançou uma campanha para alertar aos turistas que irão para o Rio para que não paguem por serviços sexuais de meninas que podem estar envolvidas no tráfico.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo