Luca Bassani / Divulgação |
Luciano Burti soube aproveitar o traçado de Santa Cruz do Sul para conseguir a pole position. |
Uma corrida ?daquelas?. É o que se prevê para a prova de hoje da categoria V8, a principal do Campeonato Brasileiro de Stock Car, em Santa Cruz do Sul, interior do Rio Grande do Sul.
Enquanto os primeiros colocados na classificação podem administrar a pontuação – por estar garantidos (ou quase) no playoff decisivo, pelo menos quinze pilotos devem lutar bravamente por posições, que são fundamentais para entrar na turma dos dez melhores. Só estes vão disputar as últimas quatro etapas da temporada.
Garantidos de verdade só estão Cacá Bueno e Hoover Orsi. Thiago Camilo, Giuliano Losacco e Antônio Jorge Neto estão quase classificados. De resto, tudo é possível. Na teoria, com os pontos ainda em disputa das corridas de Santa Cruz do Sul e de Brasília (a última antes do playoff), até mesmo quem pouco pontuou até agora pode pensar na série decisiva.
Os favoritos são, claro, os que já estão entre os dez primeiros – os paranaenses Alceu Feldmann e Rodrigo Sperafico, Felipe Maluhy, Guto Negrão e Popó Bueno. Com chances reais, estão Duda Pamplona, Ricardo Maurício, David Muffato, Pedro Gomes e Nonô Figueiredo. Lutando com poucas possibilidades estão Paulo Salustiano, Matias Greipel, Ingo Hoffmann, Valdeno Brito e Allam Khodair. E, acontecendo um ?milagre?, até Thiago Marques e Ruben Fontes podem se classificar. Para os matemáticos de plantão, o ?número mágico? de pontos para chegar aos playoffs é 45. ?O melhor mesmo é somar o máximo possível, garantir a vaga e deixar a corrida em Brasília para melhorar a posição entre os dez?, avalia Guto Negrão, oitavo na classificação.
Somando isso à competitividade da categoria e ao clima frio, a previsão é de uma corrida mais equilibrada que de costume. No treino de ontem, quem se deu bem foi Luciano Burti, da equipe paranaense Action Power. Ele ficou com a pole, fechando sua melhor volta em 1min20s566. O único ?local? a participar da superclassificação foi Rodrigo Sperafico, que largará na terceira posição. Os outros paranaenses: David Muffato larga em 15.º, Alceu Feldmann em 18.º, Tarso Marques em 23.º, Thiago Marques em 27.º e Diogo Pachencki em 32.º.
Gelo
A prova em Santa Cruz do Sul deve ser realizada com temperatura baixa, segundo a meteorologia, já que uma forte massa de ar polar era esperada para o início da madrugada no Rio Grande do Sul.