A chinesa Na Li venceu a russa Maria Sharapova por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/5, nesta quinta-feira, e garantiu vaga na decisão de Roland Garros. Com o resultado, a tenista oriental alcançou pela segunda vez seguida uma final de Grand Slam, depois de ter sido vice-campeã do Aberto da Austrália, em janeiro.
Sexta cabeça de chave em Paris, Na Li espera agora pela definição da vencedora da outra semifinal, fato que será conhecido nesta quinta no duelo entre a italiana Francesca Schiavone e a francesa Marion Bartoli.
Na Li tentará conquistar pela primeira vez o título de Roland Garros depois de já ter conseguido fazer história no início do ano ao se tornar a primeira tenista da China a chegar à final de um Grand Slam, com sua passagem à decisão do Aberto da Austrália.
Tida como uma das grandes favoritas ao título depois das eliminações precoces de Kim Clijsters e Maria Sharapova, duas principais cabeças de chave na capital francesa, Sharapova acabou pagando um preço caro pelo alto número de erros que cometeu nesta quinta. Ela contabilizou nada menos do que dez duplas faltas e 28 erros não-forçados. Além disso, fez apenas 12 winners, contra 24 de sua rival.
Já Na Li foi eficiente ao aproveitar cinco das oito chances que teve de quebrar o saque da tenista russa, que só converteu três de 11 break points cedidos pela adversária.
Essa foi a terceira vitória da chinesa em oito confrontos com Sharapova, que levou a melhor nos cinco primeiros duelos entre as duas tenistas, mas que vinha de duas derrotas para Na Li nas edições de 2009 e 2010 do Torneio de Birmingham. O último triunfo da russa sobre a jogadora da China, por sua vez, aconteceu justamente em Roland Garros, na edição de 2009 do Grand Slam.