Após o vexame na Copa do Mundo da África do Sul, em que foi eliminada ainda na primeira fase e passou por uma das maiores crises de sua história com a expulsão de um jogador (Anelka) e o boicote do resto do grupo ao técnico, a seleção da França não mudou. Pelo menos dentro de campo. Mesmo com novo treinador – o ex-jogador Laurent Blanc assumiu no lugar de Raymond Domenech – e sem nenhum dos 23 atletas que estiveram no Mundial, o time francês foi derrotado em seu primeiro amistoso: 2 a 1 para a Noruega, de virada, em Oslo.
Em campo, era esperado uma França diferente da que participou da Copa e não conseguiu vencer – apenas empatou com o Uruguai e perdeu para México e África do Sul. Com jogadores dispostos a mostrar serviço para o novo comandante – Blanc foi campeão do mundo em 1998 -, a seleção francesa mostrou muita disposição, mas pouco entrosamento. Afinal, seis dos titulares nunca haviam sido convocados.
Após um primeiro tempo amarrado e sem muitas chances de gol, a segunda etapa teve um início eletrizante. Logo aos dois minutos, o atacante Ben Arfa marcou um belo gol para abrir o placar para os franceses. No entanto, três minutos depois foi a vez da Noruega empatar com o atacante Erik Huseklepp. Com o evidente desentrosamento, a França se perdeu em campo após o gol da igualdade, permitiu a virada – novamente com Huseklepp, aos 25 – e não teve mais forças para reagir.
Agora, a seleção francesa se prepara para o início das Eliminatórias para a Eurocopa de 2012, que será realizada na Ucrânia e Polônia. No Grupo D, o adversário de estreia será a Bielo-Rússia, no Stade de France, em Saint-Dennis (região metropolitana de Paris), no dia 3 de setembro. Os outros rivais da chave são Romênia, Bósnia-Herzegovina, Albânia e Luxemburgo.