Correndo o risco de ter sua demissão anunciada a qualquer momento pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, apareceu nesta terça-feira na lista dos 10 treinadores indicados pela Fifa ao prêmio de melhor treinador do ano no futebol feminino.
A lista, de 10 nomes, foi montada pelo que a Fifa chama de “experts” do Comitê de Futebol Feminino e da Copa do Mundo de Futebol Feminino. O vencedor vai ser apontado em uma eleição em que os votos de capitães e técnicos de seleções do mundo todo serão responsáveis por 50% do resultado e a votação online aberta para o mundo todo contará para os demais 50%.
Vadão tem sido muito criticado pela comunidade mais próxima ao futebol feminino no Brasil e apontado como responsável pela fracassada campanha na Olimpíada, quando o time terminou no quarto lugar, sem medalha, passando mais de 400 minutos sem marcar gol. Desde a noite de segunda-feira circula a informação de que seria demitido nesta terça, o que ainda não se confirmou. Emily Lima, vice-campeã da Copa do Brasil com o São José, é apontada como a provável substituta.
Na eleição da Fifa, Vadão é azarão. A favorita ao prêmio é Silvia Neid, que levou a Alemanha ao ouro olímpico. Também concorrem, entre outras, Jill Ellis, técnica dos EUA, e Pia Sundhage, da Suécia, além dos treinadores do Lyon e do Bayern de Munique.