O Atlético não começa apenas o returno do Campeonato Brasileiro neste domingo (13), às 19h, contra o Bahia, na Arena da Baixada. É um reinício de temporada para o Furacão, agora focado apenas em uma competição e com o objetivo de garantir em 19 rodadas o retorno à Copa Libertadores. Para isso, é fundamental vencer em casa – o calcanhar de Aquiles da campanha rubro-negra em 2017.

continua após a publicidade

Foram derrotas doídas em Curitiba, como para o San Lorenzo, pela Libertadores, e para o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. E derrotas que valeram eliminações e perdas de título, como para o Coritiba, no Campeonato Paranaense, para o Grêmio, na Copa do Brasil, e para o Santos, na Copa Libertadores. Somando tudo, são dez vitórias, oito empates e oito derrotas atuando na Arena (e uma partida na Vila Capanema). Como mandante, um aproveitamento de apenas 48,72%, algo inédito na história recente do Atlético.

No Campeonato Brasileiro, o cenário é ainda mais preocupante – em nove jogos, são três vitórias, dois empates e quatro derrotas, aproveitamento de apenas 40,7%. Entre os vinte participantes, o Furacão é o 16º em rendimento dentro de seus domínios. Qualquer arrancada para garantir a vaga na Libertadores passará pelos dez jogos na Arena que a equipe terá neste segundo turno. “Vamos focar agora no Brasileiro, começando por esta partida de domingo contra o Bahia. Será um jogo importante para nós na competição”, afirmou o volante Pavez, que volta ao time após não jogar contra o Santos pela Libertadores, por já ter atuado na competição pelo Colo-Colo.

A partida ganha importância por ser a chance da confirmação de uma melhora técnica e tática da equipe, que vem de três vitórias consecutivas no Brasileirão e do melhor jogo da temporada na última quinta (10). “ Chegamos em um nível que podemos manter e evoluir cada vez mais. A importância é olhar para cima. Há algum tempo, a gente se preocupava em olhar para trás, a quantos pontos estávamos da zona. Mas nosso objetivo é olhar para cima, olhar para frente”, disse o meia Guilherme.

continua após a publicidade

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

Em campo, o técnico Fabiano Soares pode repetir praticamente todo o time da partida contra o Santos – a única alteração seria a entrada de Pavez no lugar de Lucho González, que sequer está concentrado para o jogo. Mas a sequência de partidas pode alterar de forma mais radical o time. “Estamos jogando domingo e quarta desde que cheguei e vamos tentar recuperar os jogadores para formar um onze forte para enfrentar o Bahia”, disse o treinador, que também ganha as opções de Wanderson e Lucas Fernandes para montar o time.

Mudança

continua após a publicidade

Para quem for ao estádio, há alterações nos acessos da Arena da Baixada. O Atlético anunciou as mudanças em seu site oficial. O acesso ao Setor Getúlio Vargas Inferior (blocos 114 a 121) passa a ser feito exclusivamente pelos portões H e I. O novo Portão H está situado na Avenida Getúlio Vargas. O Portão I está localizado na Rua Coronel Dulcídio. Já os Sócios do Setor Brasílio Itiberê Inferior (blocos 101 a 110) e Setor PNE passam a ter acesso exclusivamente pelo novo Portão O, localizado na Rua Madre Maria dos Anjos.

Veja as alterações:

 

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
2º Turno – 20ª Rodada

ATLÉTICO x BAHIA

Atlético
Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Fabrício (Lucas Fernandes); Pavez, Matheus Rossetto, Sidcley, Nikão e Guilherme; Ribamar.
Técnico: Fabiano Soares

Bahia
Jean; Eduardo, Tiago, Eder e Matheus Reis; Edson, Renè Júnior, Zé Rafael, Régis e Mendoza; Rodrigão.
Técnico: Preto Casagrande

Local: Arena da Baixada
Horário: 19h
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-SC)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)