Com vitórias de virada obtidas em jogos encerrados no início da madrugada desta quarta-feira, o britânico Andy Murray e o suíço Stanislas Wawrinka garantiram vaga nas quartas de final do US Open e irão duelar por um lugar na semifinal em Nova York.

continua após a publicidade

Atual campeão do Grand Slam norte-americano, o tenista escocês seguiu na luta pelo bicampeonato ao derrotar o usbeque Denis Istomin por 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (5/7), 6/1, 6/4 e 6/4. Já Wawrinka mostrou força ao passar pelo checo Tomas Berdych, quinto cabeça de chave, também batido por 3 a 1, com 3/6, 6/1, 7/6 (8/6) e 6/2.

Murray chegou a tomar um susto ao ser surpreendido no primeiro set do duelo contra Istomin, hoje na 65.ª posição do ranking mundial. Depois de cada tenista conseguir uma quebra de saque, a disputa da primeira parcial foi ao tie-break, no qual o usbeque contabilizou quatro pontos seguidos e reverteu uma vantagem de 5 a 3 do britânico para sair na frente no confronto.

O atual terceiro colocado da ATP, porém, mostrou forte reação a partir do segundo set, no qual aproveitou dois de seis break points para fazer 6/1 e empatar a partida. No terceiro set, Istomin voltou a obter uma quebra de saque, mas o britânico venceu dois games no serviço do usbeque e assim assegurou o 6/4 que virou o duelo. E, na quarta parcial, Murray confirmou todos os seus saques e, ao converter um de dois break points, repetiu o 6/4 que liquidou o jogo.

continua após a publicidade

Já Wawrinka, atual décimo tenista do mundo, viu Berdych abrir vantagem no primeiro set ao aproveitar a única chance de quebra de saque cedida pelo suíço na parcial para fazer 6/3. No segundo set, o nono cabeça de chave do Grand Slam reagiu ao converter dois de três break points e aplicar um 6/1 no checo.

O terceiro set, por sua vez, teve grande peso psicológico para o triunfo do suíço, pois ele levou a melhor em uma batalha de 70 minutos, com duas quebras de saque para cada lado e definida por uma vantagem de apenas dois pontos no tie-break. Assim, confiante, Wawrinka voltou a repetir duas quebras na quarta parcial e, sem ser superado com o serviço na mão, assegurou o 6/2 que deu fim ao confronto.

continua após a publicidade

Essa foi a sétima vitória do suíço em 12 confrontos com Berdych, sendo que o suíço já superou Murray por cinco vezes no circuito profissional. A última delas foi neste ano, em Montecarlo, onde arrasou o britânico por 6/1 e 6/2. No histórico geral de duelos entre os dois, entretanto, o escocês leva vantagem, pois já derrotou o rival em oito oportunidades.