Pela oitava vez na temporada, Muricy Ramalho poderá escalar o trio de zagueiros que considera ideal para o time do São Paulo. E é justamente neles que o técnico confia para encarar no jogo de domingo o ataque do Cruzeiro, que já marcou 14 gols no Brasileirão e está atrás apenas do Flamengo, que fez 16.
"É muito difícil levarmos gols quando André Dias, Alex Silva e Miranda estão em campo", admitiu Muricy. Mais do que isso: dificilmente o São Paulo perde quando esses três zagueiros jogam juntos. Até aqui, foram cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota (para o Palmeiras na semifinal do Paulistão). Ou seja, um aproveitamento de 76% dos pontos. Sem pelo menos um deles, o desempenho cai para 59%.
Por isso, Muricy comemora. "Finalmente estou conseguindo escalá-los. O nosso time é outro quando tenho os três", afirmou o treinador, que precisou esperar bastante para conseguir compor o setor defensivo com Alex Silva, André Dias e Miranda.
Primeiro foi Alex Silva, que ficou afastado nos primeiros meses de 2008 por contusão. Ele precisou operar o joelho esquerdo em novembro e voltou apenas no dia 13 de abril, na vitória sobre o Palmeiras por 2 a 1 no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Paulista.
Quando Alex Silva se mostrou recuperado, André Dias deixou o time. Ele sofreu uma lesão muscular na partida contra o Atlético Nacional, dia 23 de abril, pela Libertadores, e demorou mais de um mês para retornar aos gramados. A volta aconteceu no clássico contra o Santos, em 1º de junho, no empate sem gols na Vila Belmiro. Depois disso, foram três vitórias seguidas. "Tivemos tempo para treinar, arrumar o que estava errado", ressaltou Muricy.