Murer fica de fora da lista de premiação anual da Iaaf

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf) anunciou nesta segunda-feira os 20 atletas (10 homens e 10 mulheres) que concorrem aos prêmios anual de melhor atleta de 2011 no atletismo tanto na categoria masculina quanto na feminina.

Apesar do título mundial conquistado em Daegu, a brasileira Fabiana Murer, do salto com vara, não repetiu a indicação do ano passado, quando foi campeã da Diamond League. Dentre as mulheres, a lista de indicadas pela IAAF não tem nenhuma atleta que já tenha conquistado tal prêmio. Ficaram ausentes, por exemplo, Blanka Vlasic, vencedora no ano passado, e Yelena Isinbayeva, que já faturou tal honraria em três oportunidades.

Entre os homens, após ter ficado de fora da lista em 2010 – quando o vencedor foi o meio-fundista queniano David Rudisha – Usain Bolt está de volta para tentar seu terceiro prêmio de atleta do ano da Iaaf, repetindo os feitos de 2008 e 2009. Ele terá a concorrência, entre outros, do atual campeão mundial dos 100 metros, Yohan Blake.

A partir da lista de 10 atletas em cada categoria divulgada nesta segunda-feira, os membros da Iaaf vão escolher, até o próximo dia 23 de outubro, três finalistas, que vão concorrer ao prêmio que será entregue em 12 de novembro.

Confira a relação de atletas indicados:

Homens:

Yohan Blake (Jamaica)

Usain Bolt (Jamaica)

Mo Farah (Grã-Bretanha)

Robert Harting (Alemanha)

Kirani James (Granada)

Patrick Makau (Quênia)

Koji Murofushi (Japão)

David Rudisha (Quênia)

Christian Taylor (Estados Unidos)

Jesse Williams (Estados Unidos)

Mulheres.

Maria Abakumova (Rússia)

Valerie Adams (Nova Zelândia)

Veronica Campbell Brown (Jamaica)

Tatyana Chernova (Rússia)

Vivian Cheruiyot (Quênia)

Anna Chicherova (Rússia)

Lashinda Demus (Estados Unidos)

Carmelita Jeter (Estados Unidos)

Amantle Montsho (Botsuana)

Sally Pearson (Austrália)