Santo André – A partir de hoje, a cidade de Fortaleza (CE) irá se transformar na capital do Karatê Interestilos. A cidade será sede até domingo do 5.º Campeonato Mundial, o primeiro sediado fora do continente europeu. O palco das competições será o ginásio Paulo Sarasate. O Brasil foi escolhido durante o Congresso Internacional, realizado na Iugoslávia, no ano passado. Desde o início da semana, Fortaleza já está sendo invadida por cerca de mil karatecas que irão disputar o torneio. O Brasil conta com 53 atletas, representantes de 14 estados.
A programação de hoje começa às 9h30, com a eliminatória por equipes do katá (luta) nos estilos Shotokan, Wado, Goju, Shito, Shorin e Kyokushin, masculino e feminino. Em seguida serão realizadas as eliminatórias do katá individual ?over 40? (mais de 40 anos) e a etapa final do katá ?over 40?, também masculino e feminino.
As chances de medalhas dos brasileiros são grandes, pois além de terem conseguido boas colocações nos últimos mundiais interestilos, têm em sua equipe nomes experientes como os paulistas Jefferson Campos Lopes, Elisabeth Rocha, Bruno Mazzotti e Alcides Campos, e o carioca Daniel Caputo. A seleção brasileira está reunida na capital cearense há duas semanas para treinos.
Competir dentro de casa será um ponto a favor para os brasileiros que terão pela frente fortes adversários vindos da Itália, Eslovênia e Iugoslávia. Além disso, a boa base de treinamentos realizada no local do torneio é mais um ponto favorável. Enquanto as delegações estrangeiras precisam se adaptar ao forte calor cearense, os brasileiros, mesmo vindos de várias partes do País, já se acostumaram ao clima quente.
?Esta base antecipada de treinos é inédita?, garantiu Jefferson Campos Lopes que, além de competir na categoria kumitê (formas).