Um dia de avaliações e testes. O primeiro dia de treinos do Campeonato Mundial de Turismo da FIA (World Touring Car Championship) foi de muitas tentativas das equipes para encontrar o acerto ideal para a classificação de hoje, às 15h, no Autódromo Internacional de Curitiba. Ontem, a impressão mais favorável foi da Seat, que colocou sete carros entre os doze primeiros colocados e pinta como favorita para as corridas de amanhã. Peter Terting foi o mais rápido do dia.
O treino livre foi realizado pelo fato dos pilotos não conhecerem o traçado do autódromo Raul Boesel – geralmente, os carros vão à pista apenas aos sábados, para testes e classificação. Para engenheiros e pilotos, as voltas de ontem serviram para tentar encontrar um ajuste perfeito e reduzir o impacto no carro das ondulações do asfalto. "É muito ondulada a pista. Temos que preparar todo o carro, mas principalmente a suspensão", comenta o italiano Gianni Morbidelli, da Alfa Romeo. Apesar da ondulação, ouviu-se mais elogios que críticas ao AIC. "A pista é boa, a reta é grande e permite que a gente acelere muito", completou Morbidelli.
No asfalto, ontem ficou clara a superioridade da Seat. Dos sete pilotos que estiveram na frente durante o treino livre, três eram da marca espanhola, que no final ficou com as três primeiras posições – o alemão Peter Terting (com 1min25s125), o holandês Tom Coronel e o espanhol Jordi Gené. "Eles têm os melhores pilotos da categoria no momento", minimiza o curitibano Augusto Farfus Júnior, da Alfa Romeo, que terminou o treino na sexta colocação. O outro brasileiro, Lucas Molo, foi o 22.º lugar.
Para Farfus, ainda é muito cedo para avaliar se há favoritos. "O treino livre era para conhecermos o traçado. A impressão é boa, mas não pudemos colocar nosso melhor acerto na pista. Acho que as coisas vão ser bem melhores na classificação", diz ele, que não quis prever se terá condições de ficar com a pole position. "Vamos esperar. Vamos deixar as coisas acontecerem", resumiu.
Como é
A classificação de hoje acontece numa sessão de 30 minutos, com todos os pilotos entrando ao mesmo tempo.
Não há limite de voltas. O treino servirá para definir o grid da primeira prova – na segunda, a ordem dos pilotos é inversa à classificação da corrida inicial.
Fórmula 3 Sul-Americana lembrou Roberto Carlos
O aerofólio estava de cabeça para baixo. E, por ironia, ficou fácil descobrir qual era a equipe da Fórmula 3 Sul-Americana que tem o lateral-esquerdo Roberto Carlos como sócio. Era o carro número 9 (que virara 6 àquele momento), do piloto Diego Nunes. Todo amarelo, o monoposto não tinha outros detalhes que faziam lembrar do dono famoso. Enquanto o lateral se prepara para o jogo contra a França, o bólido da RC3 Bassani estará acelerando na pista do autódromo Raul Boesel para ser o pole position da corrida das 13h30.
É provável que Roberto Carlos saiba do resultado da primeira prova do final de semana da F 3 (a oitava etapa da temporada) antes de jogar contra Zidane e companhia. A corrida de hoje tem término previsto para as 14h, duas horas antes do jogo de Frankfurt. Até agora, Roberto tem motivos para comemorar. Diego Nunes é o quarto colocado na temporada, com 28 pontos, e é o piloto com mais pole positions até agora, cinco no total. "Espero continuar retribuindo a confiança que ele depositou em mim", diz o piloto, que após a prova vai se reunir com a equipe para ver Brasil x França. E torcer pelo ‘chefe’.