São Paulo – Por uma semana, em julho do ano que vem, o Balneário Camboriú, em Santa Catarina, será a capital mundial do mountain bike. A elite do esporte estará na cidade para uma das 21 etapas da Copa do Mundo organizada pela União Ciclística Internacional (UCI). São esperados 500 atletas de mais de 20 países para as três categorias de disputa: Cross Country, Down Hill e Four X.

Além da atração de trazer ao País os melhores do mountain bike mundial, a prova será chance inédita para os ciclistas brasileiros conseguirem resultados expressivos. O mais cotado para tentar um título é o catarinense Markolf Erasmus Brechtold, de 24 anos, que já foi vice-campeão do Down Hill na etapa de Calgary, no Canadá, da Copa do Mundo 2004, e campeão sul-americano no Equador.

Brechtold, além de ter terminado em décimo na soma de todas as etapas da copa este ano, chegou a ocupar o sétimo lugar do ranking mundial – atualmente é o 13.º. “É muito bom termos conseguido esta etapa. É uma grande chance de conseguir resultado. Certamente levo vantagem por ser familiarizado com o clima, o terreno e ainda ter o apoio da torcida”, diz Markolf. No último domingo, o brasileiro deixou para trás o atual campeão mundial do Down Hill, o francês Fabien Barel, e venceu o DH Cup El Mercurio, no Chile.

continua após a publicidade

continua após a publicidade