Curitiba respira karatê. Cerca de 800 de 34 países estão reunidos em Curitiba/PR para a disputa do 15o Campeonato Mundial de Karatê Tradicional, que está sendo realizado no Ginásio de Esportes da PUCPR.

continua após a publicidade

A elite do tatame entre em cena a partir das 9 horas desta sexta (12) com as eliminatórias que segue até as 21 horas. As finais estão programadas para o sábado (13) a partir das 18 horas, com transmissão ao vivo pela SporTV 2.

A delegação brasileira, que tem como técnico o Sensei Luiz Watanabe e coordenador de seleções, Nelson Santi, ao lado da Itália e Polônia é considerada uma das equipes mais fortes na busca pelo título.

Possui atletas de grande destaque como  o bicampeão mundial Leonardo Zanca, do Mato Grosso, e o paranaense Ricardo Buzzi, tricampeão mundial. “Apesar de ter participado de vários mundiais, a ansiedade é grande devido ao nível técnico dos adversários. Mas disputando em casa, posso contar com o apoio da torcida e dos meus amigos, o que nos deixa mais fortalecido. Essa é uma nova experiência para mim, pois nunca disputei em casa”, comenta Buzzi.

continua após a publicidade

No feminino, Adairce Castanhetti, campeã de Kata por equipe, do Mato Grosso, participou de todas as edições dos mundiais e busca por um bom resultado. “A expectativa de quando estamos de frente para o Mundial é positiva, mas a sensação é de ser sempre a estreia em competições. Temos sempre que dar o melhor. Tô tranqüila, pois tivemos uma boa preparação. Espero mostrar dentro do tatame o que treinamos”, fala Adairce

Modalidades de disputa

continua após a publicidade

A competição de karatê tradicional, é composta por onze modalidades de disputa e visa aperfeiçoar o praticante sob a pressão psicológica de uma situação real ou de uma testagem.

Kata masculino e feminino individual e por equipe, nas quais os atletas são avaliados por um sistema de notas variando de 0 a 10. Shiai Kumite masculino individual e por equipe, cujo objetivo é vencer o adversário através da marcação de pontos mediante a aplicação de estratégias e técnicas eficazes.

Fuku-Go, que é uma disputa alternada de Kata e Shiai Kumite, o que exige que o atleta busque um equilíbrio entre a otimização da expressão técnica e precisão na luta. Ko-Go Kumite, é uma forma de luta controlada e com ataques alternados avaliados por pontos, semelhante ao shiai kumite. Enbu é uma sequência de defesa pessoal executada por duplas masculinas e mistas e avaliada por um sistema de notas semelhante ao do Kata.

KATA INDIVIDUAL MASCULINO E FEMININO
KATA POR EQUIPE MASCULINO E FEMININO (3 integrantes)
ENBU MASCULINO E MISTO (2 integrantes)
SHIAI KUMITE INDIVIDUAL MASCULINO
SHIAI KUMITE POR EQUIPE MASCULINO (3 integrantes + 1 reserva)
KO-GO KUMITE FEMININO
FUKU-GO MASCULINO E FEMININO

Ingressos

Para acompanhar a competição os ingressos estão à venda através do Disk-Ingressos (Quiosques instalados nos shoppings Mueller, Estação e Total, www.diskingressos.com.br ou através do telefone (41) 33150808) e custam R$45,00 (inteira) e R$25,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e de 1kg de alimento não-perecível).

O Campeonato Mundial de Karatê Tradicional é promovido pela Confederação Brasileira de Karatê Tradicional (CBKT) em parceria com a Federação Internacional de Karatê Tradicional (ITKF) e a PUCPR, com o apoio do Ministério do Esporte, da Prefeitura Muncipal de Curitiba e do Consulado do Japão.