Os brasileiros estão entre os favoritos para conquistar hoje, o título da categoria Freestyle Amador, no Campeonato Mundial de Jet Ski. O paulistano João Kairalla Neto, o paranaense Everson Prodocimo e o catarinense Alexandre Melo estão bem preparados e prometem um show de técnica e habilidade, em Lake Havasu, no Arizona (EUA).
João Kairalla foi vice-campeão mundial em 2003. O título ficou com o inglês Mike Brookfied e o terceiro lugar com o esloveno Nac Florjancic. Kairalla terminou o brasileiro deste ano em segundo lugar na categoria Freestyle Profissional, atrás do catarinense Alessander Lenzi, que estréia amanhã no mundial.
O piloto de São Paulo, agora mais experiente, espera chegar ao título mundial. Ele treinou forte, já está há vários dias nos Estados Unidos e tem algumas novidades para apresentar. Kairalla foi duas vezes campeão brasileiro na categoria Freestyle Expert.
Prodocimo, de Curitiba, campeão brasileiro invicto na categoria Freestyle Expert, também é outro nome que vem se destacando na modalidade. Na competição nacional, ele demonstrou muita técnica, habilidade e criatividade, que são fundamentais na categoria. O piloto, que já vive a expectativa da disputa, intensificou os treinamentos nos últimos dias, aprimorando algumas manobras.
Alexandre Melo, de Florianópolis, foi terceiro colocado no brasileiro deste ano, na categoria Freestyle Profissional. O catarinense é um piloto que tem evoluído bastante na modalidade e treinou forte para conseguir um grande resultado em Lake Havasu.
No Freestyle, os pilotos apresentam-se individualmente para um corpo de jurados que ministram notas de 0 a 10. O piloto tem 2 minutos para realizar manobras livres. Os itens avaliados pelos juízes são habilidade, criatividade, finalização das manobras, grau de dificuldade e quesitos mais subjetivos.
Hoje, outros brasileiros estarão brigando por título: estão programadas baterias finais nas categorias: Pro-Am Runabout 1200 Stock, vão competir Carlos Eduardo Nunes, de Tubarão (SC) e Alexsandro do Nascimento, de Porto Alegre (RS). Pro-Am Ski Stock à Tiago Souza, de São Paulo e Lorenzo Zaluski, de Porto Alegre (RS). Sport Superstock: Célio Vinícius, de Goiânia (GO).