A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) anunciou nesta terça-feira que o Campeonato Mundial Feminino, que seria disputado em cinco cidades de Santa Catarina, será realizado em São Paulo.
A Federação Internacional de Handebol (IHF) apontou que o Estado sulista não atendeu as exigências para realizar a competição, que será disputada em dezembro, e foi vetado.
Em fevereiro, a IHF realizou vistoria nas arenas catarinenses que receberiam o Mundial e demonstrou seu descontentamento com a estrutura. À época, o presidente da Comissão de Competições da entidade, Leon Kalin, havia pedidos “muitos ajustes” nas cidades-sedes.
Como Santa Catarina não cumpriu as exigências da IHF, a Confederação Brasileira recebeu dez dias para indicar outro Estado para sediar o Mundial e escolheu São Paulo.
Apesar da impossibilidade de Santa Catarina receber o Campeonato Mundial, o presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira, agradeceu à dedicação das autoridades estaduais e se disse empolgado com a nova sede. As cidades paulistas para a competição ainda não foram escolhidas.
“Em se tratando de São Paulo, Estado que tem arenas acostumadas a receber grandes eventos internacionais, as adequações necessárias serão mínimas. Estamos muito felizes porque conseguimos manter o evento no nosso país”, afirmou o mandatário da entidade nacional.