O Mundial dos Esportes Aquáticos começa amanhã, em Montreal, no Canadá, com a participação de atletas de 160 países. Pelo Brasil, Pâmela Engel, Bruna Cavalcanti, Guilherme Bier e Carlos Pavão são os primeiros a cair na água, às 11h (de Brasília), na prova de cinco quilômetros de Maratona Aquática.
Dos quatro, apenas Carlos Pavão esteve no Mundial de Barcelona/2003 (foi 18.º colocado na mesma prova).
O nado sincronizado também fará sua estréia no domingo. Desta vez, sem as gêmeas Isabela e Carolina de Moraes, que estão no Cirque du Soleil e irão participar da cerimônia de abertura. "Elas estão superfelizes", contou Andrea Curi, técnica da equipe brasileira.
As gêmeas ficaram janeiro, fevereiro e março em Montrea, – local de treinamento do Cirque du Soleil, que roda o mundo todo. Voltaram ao Brasil e mantiveram a forma no Paineiras, onde começaram a carreira. "Elas queriam voltar a treinar coreografias, não agüentavam ficar sem fazer nada, aguardando o circo chamar", revelou Andrea, que treinou as irmãs Moraes desde que tinham 8 anos de idade. Quando pensaram em voltar a treinar para valer, foram chamadas para a abertura do Mundial.
As gêmeas são destaque do espetáculo "Beluga" – Carolina é a sereia e a Isabela é a baleia "Beluga" do espetáculo. "O mais legal é que sempre chamei a Isabela de ‘Bela’ e ‘Beluga’. Elas estão empolgadíssimas. Vão se apresentar aos juízes sem medo de nota baixa. É o que elas queriam: explorar esse lado artístico delas", afirmou Andrea.
Em Barcelona, tanto o dueto quanto a equipe brasileira ficaram em 13.º lugar. Na Olimpíada de Atenas/2004, as gêmeas chegaram na 12.ª colocação. "A gente até sonha com uma final com a nova geração. Mas as meninas são muito novas, não têm experiência. Estamos fazendo um trabalho a longo prazo, para o Pan/2007", explicou Andrea.
No solo, treina a juvenil Nayara Figueira, de 17 anos. "No Brasileiro tem cinco solos bons e ela sempre ganha. Lá fora em Roma, na primeira competição internacional dela, havia 30 solistas. Ela competiu mal, estava muito nervosa. Olhou para mim e disse: ‘Estou apavorada’", admitiu a treinadora.
O dueto estréia domingo com Carmem Lucia de Moraes e Lara Teixeira no livre, com a música do Harry Potter – "Estilo clássico, que agrada os juízes", avaliou Andrea.
No dueto técnico, no dia seguinte, apresentam-se ao som da trilha do filme Cidade de Deus. "Elas estão começando. E vir depois das gêmeas é um peso", disse Andrea.