Foi aprovada ontem na Câmara Municipal de Curitiba, em primeira votação, o projeto de Lei Ordinária, que incluiu como Zonas Especiais Desportivas, as ZE-D.
A proposta, encaminhada pela Prefeitura Municipal, trata das alterações nas regras de construção em torno dos estádios de futebol dos clubes Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná Clube. A mudança, que transforma os locais em ?Zonas Especiais Desportivas?, e tem regras diferenciadas dentro da Lei de Zoneamento e Uso do Solo do município, incentiva melhorias e ampliação dos estádios.
O Atlético seria o primeiro beneficiado com a mudança porque tem planos de ampliar o Estádio Joaquim Américo, a Kyocera Arena. Os outros clubes também poderão colocar em prática novos projetos de ampliação e criação de áreas anexas.
Atualmente, a área em torno dos estádios tem várias restrições para construção, pela classificação desses locais na Lei de Zoneamento. O entorno do Couto Pereira, do Coritiba, é considerado pela lei como ?zona residencial?. O mesmo acontece com a Baixada, do Atlético. O Estádio Durival de Britto, a Vila Capanema, do Paraná, é considerado ?setor de uso misto?.
O Érton Coelho Queiroz, a Vila Olímpica, também do Paraná, fica no ?setor especial do Linhão do Emprego?.
A mudança nas regras de zoneamento é estratégica para a cidade, segundo o prefeito Beto Richa, porque existe a possibilidade de que o Brasil seja escolhido como sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Com a melhoria e ampliação dos estádios, Curitiba poderá receber jogos do mundial, mais investimentos e turismo.
Enquadrados como ?zonas especiais desportivas?, os estádios ficam livres para obras de ampliação e construção de anexos voltados para atividades esportivas. Essa classificação já é usada na área do ginásio do Tarumã, Estádio do Pinheirão e Jockey Club do Paraná.
Situação do Colégio Expoente motivou tudo
Segundo o vereador Mário Celso Cunha, ?tudo começou com nossa luta para resolver a situação do Colégio Expoente, liberando o espaço para a conclusão das obras da Arena?.
?Foi uma luta muito grande, na busca de recursos legais para a elaboração da lei, baseada em determinações já existentes nas leis de Uso do Solo e do Plano Diretor?, disse o vereador.
Dentro das diretrizes do Plano Diretor, em parceria com a Câmara Municipal, a Zona Especial Desportiva, a exemplo do zoneamento já existente em outras regiões da cidade, proporcionaria uma importante melhora nestas regiões.
No caso do Atlético, além de possibilitar a conclusão da Kyocera Arena, teria ainda a construção do Ginásio de Esportes, batizado de Areninha, e outras estruturas do Complexo Esportivo.
O Coritiba terá regularizada a área da Rua Mauá e o Paraná ganharia com medidas das vias do entorno do Estádio de Vila Capanema.