A nona etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, marcada para este domingo no Autódromo de Tarumã (RS), dá início à fase final da competição. Instituído este ano pelos organizadores, o playoff reúne os dez melhores pilotos da primeira fase do campeonato, que decidirão o título nas quatro corridas finais, em Tarumã, Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo.

continua após a publicidade

No primeiro treino livre de sexta-feira, cinco finalistas figuraram entre os dez mais rápidos. A sessão teve domínio do paranaense Tarso Marques (Terra/Avallone), que não disputou todas as etapas deste ano e ficou fora do playoff. O líder do campeonato, Cacá Bueno (Eurofarma/RC), foi o segundo colocado, seguido por Thiago Camilo (Texaco/Vogel). Dentre os outros pilotos que disputarão as finais Antônio Jorge Neto (Eurofarma/RC) foi quinto, Alceu Feldmann (Fertipar/Boettger) o sexto e Rodrigo Sperafico (Neosoro/JF) o oitavo.

Feldmann, que ocupa a sétima colocação no campeonato, não ficou satisfeito com o desempenho do carro no primeiro treino, apesar de ter sido o sexto mais rápido. ?O carro está rápido, mas difícil de controlar. Vamos mudar alguns acertos de suspensão para o treino classificatório, na esperança de voltar a disputar a superclassificação. Largar entre os dez primeiros será primordial?, destaca o paranaense.

Os outros finalistas não foram bem no primeiro treino: Ricardo Maurício (Katalogo Racing) foi o 19.º colocado e Felipe Maluhy (Terra/Avallone) o 20.º. A equipe Medley também não encontrou o acerto ideal na sessão de abertura, colocando Giuliano Losacco na 28.ª posição e Guto Negrão na 34.ª. O vice-líder Hoover Orsi (Nars/Castroneves) foi apenas o 30.º colocado.

continua após a publicidade

O treino classificatório e a superpole acontecem na manhã deste sábado. A prova de domingo terá transmissão ao vivo pela Rede Globo, a partir das 10h30.