A espanhola Garbiñe Muguruza teve motivos de sobra para comemorar nesta quinta-feira. No dia em que completou 22 anos, a número 5 do mundo e atual vice-campeã de Wimbledon avançou às quartas de final do Torneio de Pequim, disputado em quadras duras, e ainda assegurou a sua classificação ao Masters da WTA, torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada.

continua após a publicidade

A vitória e a classificação, porém, não foram obtidas sem dificuldade e uma dose de frustração, tanto que Muguruza quebrou a sua raquete ao fim do primeiro set, em que foi facilmente batida pela croata Mirjana Lucic-Baroni, 80ª colocada no ranking da WTA, por 6/1.

Depois, porém, Muguruza se recuperou e conseguiu a virada, vencendo as parciais seguintes também com boa folga, por 6/2 e 6/1. Assim, a espanhola avançou no Torneio de Pequim e se juntou à Maria Sharapova, Simona Halep e Petra Kvitova como classificadas ao Masters da WTA – Serena Williams, a número 1 do mundo, já anunciou que não vai participar do torneio, só voltando às quadras na próxima temporada.

Sua próxima adversária vai ser a norte-americana Bethanie Mattek-Sands (90ª colocada), que nesta quinta-feira superou a italiana Roberta Vinci (16ª) por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 3/6 e 6/2.

continua após a publicidade

Ainda na luta por uma vaga no Masters da WTA, a sérvia Ana Ivanovic também avançou em Pequim. A número 15 do mundo superou a russa Svetlana Kuznetsova (33ª) por 2 a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 6/2, em 2 horas e 20 minutos.

Em busca de uma vaga nas semifinais na China, Ivanovic terá pela frente outra tenista russa. A ex-número 1 do mundo vai encarar Anastasia Pavlyuchenkova (32ª), que derrotou a italiana Flavia Pennetta, algoz da brasileira Teliana Pereira e número 7 do mundo, de virada, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/3.

continua após a publicidade