Que ninguém espere por um início de temporada avassalador como o do ano passado, quando venceu três das quatro primeiras provas e deu a arrancada irresistível que o levou à conquista do título inédito. Quem se encarrega de baixar a bola da expectativa exagerada que pode cercar sua estréia no campeonato de 2004, domingo no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, é ninguém menos que o atual campeão.
O paranaense David Muffato (Repsol) está satisfeito com a evolução do acerto do novo Stock Car V8, com aerodinâmica alterada pela chegada da carroceria inspirada no Astra Sedan, mas acha que qualquer previsão sobre a prova é muito prematura. “O pessoal ainda está se entendendo com o carro e os novos freios. Além disso, ninguém andou no anel externo, o circuito da prova. Mesmo os pneus ainda são os D5, mais moles que os D4 que usaremos em 2004. Só a sexta-feira (hoje) é que começará a dar as primeiras pistas”, ponderou Muffato, minimizando os resultados dos treinos livres da quarta-feira e de ontem. “De qualquer forma, a tendência é o aumento do equilíbrio e a rápida adaptação da garotada que está chegando. São todos pilotos com experiência em categorias importantes no exterior e não demorarão a andar no nosso ritmo.”
Companheiro de Muffato e natural de Curitiba, Raul Boesel disse que as novidades técnicas introduzidas neste ano provocaram mudanças consideráveis no comportamento do carro. “O meu, por exemplo, está saindo demais de traseira. É completamente diferente do anterior, que era dianteiro o campeonato inteiro. A verdade é que estamos sendo obrigados a nos reeducar em relação à Stock.Car. Não temos mais aquela vantagem inicial de 2003. Está todo mundo no mesmo nível. Vamos ter de trabalhar duro, porque a competição será feroz”, avisou o campeão mundial de protótipos de 1987.
Dois dias de treinos em Curitiba deram a Muffato a impressão de que sua previsão de que os carros seriam um segundo mais rápidos por volta deve ser confirmada a partir de hoje, quando os carros percorrerão apenas o anel externo e disporão dos pneus importados, cuja chegada ao autódromo foi prejudicada pela greve do pessoal da Alfândega. “Estamos chegando no fim da reta dos boxes perto dos 245 km/h, cerca de 20km/h mais rápido que em 2003.”
De acordo com o novo regulamento, cada carro poderá usar seis pneus com as mesmas dimensões à frente e atrás por evento. Muffato, no entanto, já decidiu que vai poupar os seus hoje, deixando para queimá-los apenas na classificação de amanhã.
Atração maior é Ingo Hoffmann
Vão começar neste domingo as emoções da temporada de 2004 do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. Mais de 20 mil pessoas deverão lotar as arquibancadas do Autódromo Internacional de Curitiba para acompanhar de perto a primeira das 12 etapas do calendário, que reserva bons momentos ao público da categoria. A principal novidade da competição é a chegada do novo Astra Sedan em substituição ao Vectra utilizado entre 1999 e 2003.
A primeira prova da Stock Car Brasil em Curitiba foi disputada no dia 8 de outubro de 1989 e teve Chico Serra como vencedor. O piloto paulista, campeão brasileiro nas temporadas de 1999, 2000 e 2001, conquistaria outros seis triunfos na capital paranaense. No entanto, quem esteve no topo do pódio mais vezes em Curitiba foi Ingo Hoffmann, dono de 12 títulos na categoria. Ele venceu oito das 27 corridas da categoria disputadas naquela pista.
O equilíbrio cada vez mais evidente entre os competidores da Stock Car traz ao maior vencedor da história da categoria a perspectiva de que a decisão do título pode chegar à última prova do ano, daqui a oito meses em Interlagos, com mais de quatro pilotos na disputa. “O público vai ter um campeonato do mais alto nível para acompanhar”, avaliza o piloto, campeão nas temporadas de 1980, 1985, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1994, 1996, 1997, 1998 e 2002.
Esperança paranaense
Terceiro colocado na classificação final da temporada 2003, o paranaense Diogo Pachenki terá um novo parceiro nas duas primeiras provas do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 Light. Nas provas marcadas para amanhã e domingo no Autódromo Internacional de Curitiba, ele vai atuar ao lado do também paranaense Lorenzo Varassim, que no ano passado comemorou ao lado de Paulo Varassim, seu pai, o título da Brascar, competição nacional de protótipos.
Homenagem a Senna
Em sua terceira temporada na categoria, Diogo Pachenki vai prestar uma homenagem especial a Ayrton Senna. Ele terá no capô dianteiro de seu carro, em todas as etapas, a logomarca da campanha do Instituto Ayrton Senna, que traz o capacete do tricampeão de Fórmula 1 morto em 1994 e inscrição “Ayrton Senna do Brasil”. “O Ayrton representou muito para nós que estamos envolvidos com as corridas”, reconhece, justificando o tributo ao ex-piloto.
Camilo fecha com melhor tempo
Thiago Camilo mostrou mais uma vez que a adaptação à equipe Golden Cross-Vogel e ao Astra Sedan foi a melhor possível. A exemplo do segundo teste coletivo, o piloto fez a melhor volta nos 3.704 metros do circuito misto do Autódromo Internacional de Curitiba ontem à tarde com o tempo de 1m21s202, média de 164.213 Km/h. Antônio Jorge Neto (1m21s470) foi o segundo colocado e o vice-campeão Cacá Bueno (1m21s496) ficou em terceiro. Os treinos livres para a abertura da temporada da Stock Car V8 começam nesta sexta-feira às 11h no anel externo da pista da capital paranaense.
“Eu, o André e o Mauro trocamos informações durante todos os treinos e conseguimos um bom acerto do carro. O problema é que amanhã (hoje) não vamos usar o traçado misto”, disse Camilo.
No treino da manhã, Jorge Neto quebrou o recorde extra-oficial do traçado misto, ao registrar sua melhor volta em 1min20s930, melhorando em 0s438 a marca anterior, que pertencia a Guto Negrão, seu companheiro de equipe.
“Eu e o Guto usamos acertos diferentes e como ele ficou um pouco distante porque teve problemas mecânicos, vamos usar a receita do terceiro treino desta manhã (ontem)”, disse Neto.
Devido a um problema no tanque de combustível, os treinos coletivos da Stock Car V8 Light não foram realizados ontem. A prova de abertura da temporada da Stock Car V8, será neste domingo às 10h30.