Principal categoria do automobilismo nacional, a Copa Nextel Stock Car terá mais mudanças significativas em 2008. Além da chegada da Goodyear como fornecedora de pneus, do número de equipes e pilotos, da Corrida do Milhão e do aumento de transmissões ao vivo, a disputa ainda terá novidades nas provas.
O regulamento desportivo do evento também terá alterações neste ano, como um novo sistema de classificação e o retorno do reabastecimento, que prometem dar mais emoção às disputas, seguindo a filosofia da categoria nas últimas temporadas.
O treino classificatório que definirá o grid de largada será dividido em três partes e será bastante semelhante ao da F-1: a primeira definirá a posição dos pilotos que largarão de 16.º a 34.º lugares; a segunda sessão terá os 15 melhores de volta à pista e definirá as posições de 7.º a 15.º ; e finalmente a terceira, a SuperClassificação, que contará com apenas seis pilotos.
Na Super Classificação serão formadas três duplas, que disputarão uma espécie de match race de duas voltas, sendo que o primeiro competirá contra o sexto, o segundo contra o quinto e o terceiro enfrenta o quarto. Os vencedores ocuparão os três primeiros lugares no grid de acordo com o melhor tempo obtido na soma das duas voltas. Os perdedores ocuparão o quarto, quinto e sexto lugares, de acordo com o melhor tempo obtido na soma das duas voltas.
O reabastecimento durante as corridas está de volta em 2008 e tem tudo para ser outra atração durante as corridas. Depois de quatro anos ausente, já que foi retirada da categoria na temporada 2004, a prática pretende tornar a briga pela vitória mais interessante.
Os detalhes de como funcionará o pit stop ainda não foram definidos pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para a 1.ª etapa da temporada, marcada para o dia 13 de abril, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.
Kaesemodel fará maratona de corridas
Luca Bassani |
Lico disputará a Copa Nextel e a Vicar. |
O piloto Lico Kaesemodel se prepara para uma verdadeira maratona de corridas de carro em 2008. Além de disputar as 12 etapas previstas para a Copa Nextel Stock Car, correrá as nove etapas da Copa Vicar (ex-Stock Light), sendo que em todas as provas, sairá direto de um carro para outro.
Em ambos os campeonatos, Lico correrá pela AMG Motorsport, com quem renovou contrato, tendo como companheiro o experiente Ingo Hoffmann. A equipe, comandada pelo preparador Maurício Matos, se classificou entre as 17 que conquistaram vaga para a temporada 2008. Essa será a segunda temporada de Kaesemodel na V8. Ele correu na Stock Light em 2005 e 06.
O esforço será grande, afinal as nove etapas previstas para a Copa Vicar acontece junto com a Stock Car, o que significa que Lico sairá de um carro para o outro direto, em treinos, classificações e corridas. O objetivo dessa maratona é acelerar seu aprendizado na categoria principal. O piloto, de 24 anos, vai para sua segunda temporada na Stock. ?A maioria dos pilotos que disputa a Stock Car tem bastante tempo de automobilismo. E para evoluir, é preciso quilômetro rodado visando adquirir mais conhecimento do carro, das pistas… Queremos com isso acelerar meu aprendizado?, explicou Lico.
Uma prova de US$ 1 milhão
A fórmula com 12 etapas da Copa Nextel Stock Car, sendo as quatro últimas válidas pelo playoff, continua valendo em 2008. A grande atração será uma prova com premiação de US$ 1 milhão (R$ 1,75 milhões) no Rio de Janeiro, com data a ser confirmada. Além disso, todas as 12 etapas – 3 delas no Paraná – terão transmissão ao vivo da Rede Globo.
O início está marcado para o dia 13 de abril, em Interlagos, São Paulo, encerrando no dia 7 de dezembro, no mesmo local. A primeira ação de pista está prevista para março, no Autódromo de Interlagos (SP), para os primeiros testes de pneus, já que a Goodyear é a nova fornecedora da categoria.
Categoria terá mais estratégia
Para Carlos Col, diretor-presidente da Vicar, essas alterações mostram a preocupação da categoria em agregar emoção às provas. ?O reabastecimento atinge esse objetivo, pois além de possibilitar mudanças de posições, faz com que a equipe participe efetivamente do resultado durante a corrida e não apenas na preparação?, explica.
Já com relação ao sistema de disputa, ele concorda que é ousado. ?É ousado mesmo, sem dúvida. Mas dará uma adrenalina a mais e solicitará que os pilotos não sejam apenas rápidos, mas também que tenham estratégia e equilíbrio?, completa.